Desde que voltamos de nossa viagem ao Peru, uma das coisas que mais sentimos falta, sem dúvidas foi a culinária.
E ao saber do festival culinário peruano promovido pelos hotéis Mercure e Novotel, ficamos muito interessados em conferir e poder matar saudades desses sabores.
O festival
De 16 à 31 de maio é possível conferir o festival em todos os hotéis das redes Mercure e Novotel de toda a América do Sul.
É a primeira vez que os hotéis realizam um festival com esse tema. Vale lembrar que é não é somente para os hospedes, é aberto ao público em geral.
Os associados do programa de fidelidade Le Club Accorhotels tem 15% de desconto nos pratos.
O menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) sai por R$ 69,00, mas é possível também escolher os pratos individualmente pagando separado.
Em São José dos Campos os chefs que comandam o festival são o Guilherme Pereira no Mercure Colinas e Hugo Rabello no Novotel.
Dentre os pratos estão desde os mais clássicos da gastronomia peruana, como ceviche, lomo salteado e o suspiro limeño, até outros menos conhecidos do público brasileiro. Confira o cardápio na integra:
Mercure Colinas
Conferimos o festival no hotel Mercure São José dos Campos Colinas, que fica em nossa cidade.
Fomos muito bem recepcionados pelo Marcos, que nos explicou detalhes sobre o festival.
Depois o garçom Rodrigo nos apresentou os pratos e nos atendeu muito bem durante o jantar.
O restaurante tem um ambiente muito agradável, tocava boa música e toda a equipe de atendimento foi muito simpática e solícita conosco.
Entrada
O ceviche servido é o mixto, ou seja, além do peixe marinado no limão, há também outros frutos do mar (lula, camarão e mariscos) para completar o sabor.
Acompanha batata doce, milho e cebola roxa. Sua picância está adaptada ao publico brasileiro, sendo um pouco mais suave que o original, na medida certa.
Outra entrada que pedimos foi a “causa de salmão“, que é divina! É salmão com purê, queijo cremoso e creme de abacate, me lembrou um dos pratos que experimentamos no Restaurante Mapacho em Águas Calientes no Peru.
E para acompanhar as entradas, nada melhor que uma dose de pisco sour!
Prato Principal
O lomo salteado, outro clássico peruano, que consiste em tiras de filé mignon acompanhadas de arroz e batata. Não tem como errar escolhendo esse prato, agrada principalmente os iniciantes da culinária peruana.
Mas para os mais ousados o prato principal que recomendamos é “Pulpo a la parrilla y papa huancaina”, que é um polvo na brasa com batatas. O sabor é espetacular! Comemos um prato parecido no Restaurante Cicciolina em Cusco (post em breve).
Sobremesa
E para fechar com chave de ouro não poderiam faltar as sobremesas.
Uma coisa que notamos no Peru é que muitas comidas podem ser feitas com quinoa: sopas, risotos e doces. No festival há o pudim de quinoa, um doce com sabor bem suave.
O bolo de três leites ao pisco, conta com uma calda de frutas vermelhas e uma leve pitada de pisco. Uma delícia! Seus “três leites” são integral, creme de leite e leite condensado.
O suspiro limeño foi o que mais nos surpreendeu! É um doce com manjar branco, gema batida e merengue de vinho do porto, muito saboroso!Pelo que conhecemos da gastronomia peruana, que diga-se de passagem está entre as nossas favoritas, o festival conseguiu corresponder as nossas expectativas.
Foi como uma nova viagem ao Peru, uma oportunidade de relembrar os sabores, aromas e texturas característicos do país.
Agradeço a equipe do Mercure Colinas e o chef Guilherme Pereira pelo ótimo jantar.
Vale lembrar que a culinária peruana está em destaque, entre as mais famosas do mundo.
Se você ainda não conhece, esse festival é uma ótima oportunidade para conhecer! Não tenha medo de se deixar envolver por esses sabores!
Festival Gastronômico Peruano
- Data: de 16 à 31 de maio
- Horário: Das 12h00 às 15h30 / 19h00 às 22h00
Mercure – São José dos Campos Colinas
- Endereço: Avenida Jorge Zarur 81, torre II, jardim apolo
- Telefone: 12 3904-2300
Novotel – São José dos Campos
- Endereço: Av. Dr. Nelson d’Ávila, 2200 – Vila das Acacias
- Telefone: 12 4009-7800
Procurando mais dicas de viagem sobre o Peru? Confira nossos outros posts sobre o país!
Dicas de Viagem
- Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias!
- Casa Andina Catedral: Hospedagem com conforto em Cusco
- Como comprar uma passagem barata de Lima para Cusco
- Nossa experiência infeliz de voar no trecho Lima-Cusco com a low cost “Star Peru”
- Tour com guia privado para passeios em Cusco e no Vale Sagrado
- Sensações na jornada…
Dicas de Gastronomia
- Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes!
- Experiência, produção e degustação de café no Museo del Cafe em Cusco
- Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo em Cusco
- Onde comer em Águas Calientes: Mapacho Craft Beer & Restaurant
- “Tanta” um dos restaurantes do masterchef Gastón Acurio em Lima
- La Rosa Nautica – O restaurante mais impressionante de Lima
Salve esse post no Pinterest:
*Agradecemos o Mercure Colinas pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.
Que delícia! Sou apaixonada pela culinária peruana! Vou procurar mais informações no Novo Hotel do RJ! Obrigada pela dica! Amei!
Que festival legal! Eu não conhecia. Ai minha nossa, que sobremesas maravilhosas!! Estou salivando até agora. Amei o post e as informações.
Que demais, não conhecia esse festival. A culinária peruana é deliciosa, foi la o prato mais exótico que já comi, porquinho da Índia…
Ah, estou aqui a babar para as fotos dos pratos. Que delícia! Excelente iniciativa, ainda mais porque se pode unir duas coisas que amamos bastante: comer e viajar.
Abraço
Olá Juliana,
Nossa, engordei só de ver estas guloseimas peruanas. Que ideia bacana, divulgar a culinária do Peru. Eu não sei se comeria tudo pq sou enjoada p comida mas estas sobremesas com certeza eu devoraria.
Pessoal deixando a gente com água na boca, ainda mais na hora do almoço, adoro comidas peruanas
Gente, não fazia ideia desse festival! Que maravilhoso!
Nós adoramos a culinária peruana! Quando fomos ao Peru até voltamos com uns quilinhos a mais…
Ai Ju… Quero provar os três dos três!!! Mas confesso que o polvo chamou a minha atenção e das sobremesas… eu sou fanzona de suspiro limeño! 🙂 Aguei aqui!
Que demais! Não sabia sobre esse festival. Adorei saber! Arrasou na dica. Fiquei salivando! haha.
Mim levi!!! Estou babando nesses pratos. É desse tipo de festival que eu quero participar! Hahah
Pense numa pessoa cheiona de inveja e com muita água na boca!!! rsrsrsrsrs os pratos estão lindos e o lugar é mesmo bonito! 🙂 bj
geente do ceo quanta delicia, aquele polvo ali devia ta maravilhosoo!! o que eu comia muuito la era lomo e ceviche!! adorei, gastronomia peruana eh uma das melhores do mundo!
Que maravilha de pratos. vou ver se consigo conferir o festival antes que acabe.
A gastronomia do Peru é mesmo incrivel, lembro que comi super bem quando visitei o país (na época eu não era vegetariana,fico curiosa em ir de novo e ver qual é a cena local pra quem não come carne).
Teu post me fez lembrar o quanto eu amo alfajor peruano e queria muito um agora!
Que legal! Mas poxa, pudim de quinoa como sobremesa? Eu como quinoa regularmente como comida salgada, mas ficaria desapontada com uma sobremesa dessa! Manda bastante chocolate! ahahaha
que iniciativa bacana da rede!!! adoooro ceviche e sou doida p experimentar polvo! com certeza iria nessa opção 😀 beeeijo!
Juliana, que legal essa oportunidade! Quando a gente retorna de uma viagem fica mesmo com saudade do que comemos por lá, né?
Confesso que não sei naaada da culinária peruana, mas achei super bacnaa a proposta do festival e fiquei babando por esse lomo salteado! Que legal essa oportunidade <3
Beijinhos
[…] ano também consegui dar foco na minha cidade, São José dos Campos-SP, fizemos a cobertura do Festival Gastronômico Peruano do Mercure e fizemos uma aula de culinária no Tratto […]
[…] Fizemos uma aula de culinária em Cusco (Peru) com um menu completo, mas não pudemos nos aprofundar nas técnicas do ceviche. Em outra oportunidade também fizemos a cobertura do festival peruano do Mercure. […]