Início Artigo Retrospectiva de viagens 2017, o ano que todos os planos mudaram!

Retrospectiva de viagens 2017, o ano que todos os planos mudaram!

Fim do ano chegando, hora de olhar para trás e fazer um balanço de tudo aquilo que passou, dos lugares que conhecemos pela primeira vez, das experiências que vivemos e até mesmo as lições, nem sempre boas, que aprendemos.

No âmbito de viagens foi um ano memorável, daqueles que podem ate ficar naquele top 10 da vida quando estiver bem velhinha lembrando do passado com nostalgia ou contando para os netos. Muitos sustos e momentos tensos no âmbito familiar, mas graças a Deus deu tudo certo no final!

No inicio de 2017 publiquei um post com “5 viagens que eu sonho para 2017” e já adianto que não consegui realizar NENHUMA! hahaha Tô até com medo de escrever um post como esse de novo e acontecer tudo no avesso.

Parando para escrever esse post me dei conta que passamos esse ano por 9 países diferentes! 7 novos e 2 repetidos (Chile e EUA)! Nem no melhor dos meus sonhos no final de 2016 poderia imaginar tudo isso!

Vou começar com uma breve lista, alguns relatos e links sobre as viagens internacionais e depois as nacionais desse ano.


Fevereiro – Santiago (Chile)

Uma viagem mega planejada, passagem comprada com milhas com quase 1 ano de antecedência, roteiro todo certinho e é claro que houveram imprevistos…

Mesmo indo para Santiago com passeio comprado ao Cajon del Maipo, houve uma forte tempestade de verão que fez cair um pedaço das montanhas um dia antes do nosso tour! É serio, olha até a noticia aqui no G1! Definitivamente não eram para acontecer em 2017 essas viagens que eu planejei, o destino faz o que quer e muda tudo (sem o nosso consentimento! rs).

Essa viagem ficou marcada mais pelas vinícolas, fomos pela primeira vez na Santa Rita e repetimos a Concha y Toro (nossos amigos ainda não conheciam). Foi a primeira viagem só de mochila e a primeira que fizemos o Meal Sharing, um jantar na casa de desconhecidos, foi muito legal!


Abril – Lima, Cusco e Machu Picchu (Peru)

Em vez de Cartagena na Colômbia (plano do post que não acertou nada), que já seria um grande plus no primeiro semestre, arrisquei tudo e me joguei numa trip no Peru em Lima, Cusco e Machu Picchu (um grande sonho!).

E foi maravilhoso! Me apaixonei pelo país, pelo povo, pelas paisagens e pela cultura. Foi pouco tempo para o tanto de coisa que tem para fazer lá. Prometi para mim mesma que vou voltar para ir para Machu Picchu via trilha inca e conhecer outras cidades, explorar outros cantos do país.

Fizemos as mais diversas experiências gastronômicas, aulas de culinária, degustações, restaurante de masterchef, nunca vou esquecer dessa riqueza de sabores!

Mesmo com o perrengue tenso da volta, que me fez pegar um trauma profundo de conexões no mesmo dia, ainda assim, amei a viagem. Nesse post conto a desventura da volta com o voo da Star Peru.


Setembro – Bogotá (Colômbia)

Quase ia esquecendo dessa! O Leo foi sozinho à trabalho para Bogotá, mas conseguiu conhecer um pouquinho da cidade e alguns restaurantes. Eu não fui, mas vivi essa viagem através das fotos e relatos dele a todo momento no whatsapp!


Outubro – Nova York e Eurotrip (Bruxelas, Amsterdam, Londres, Paris e Colônia)

Esse era o ano do Sudeste Asiático (meu grande sonho), que também não aconteceu, porque houve uma oportunidade de última hora que fez mudarmos tudo para uma Eurotrip! Um tipo de viagem completamente diferente, mas foi muito especial conhecer a Europa pela primeira vez.

Foi uma loucura planejar uma viagem desse porte com pouco tempo de antecedência. A viagem principal do ano eu gosto de ficar pelo menos uns 6 meses planejando, sonhando, pesquisando e essa aconteceu tudo com menos de 50 dias de antecedência.

Mas o que Nova York tem a ver com todo esse papo? Conexão! Se é para chutar o pau da barraca e gastar em euro, por que não comprar uma passagem que permite stop-over gratuito em NY (onde eu ja conhecia as melhores lojas para comprar roupas e eletrônicos) e ter um momento “Delírios de Consumo de Becky Bloom na 5ª avenida”? Mas que ideia brilhante! Até ver a fatura do cartão de crédito na volta! rs

E o mais legal dessa viagem foi que os primeiros 7 dias foram uma viagem solo. Sempre quis saber se eu dava conta de me virar no inglês na imigração e no dia-a-dia sem o auxilio do Leo. E por que não começar no nível hard? rs Mas é claro! E foi assim que passei pela imigração dos EUA (no novo protocolo, mais rígido) e da União Europeia sozinha. E ainda consegui bater o maior papo com muita gente pelo caminho. Parece bobeira, mas pra mim significou muito.

E me apaixonei pela injustiçada Bruxelas, a minha cidadezinha de filme, com arquitetura linda e povo bacana, poderia ter ficado por lá. Tem gente que inclui um roteiro somente de algumas horas nessa cidade, não cometa esse erro!

E Amsterdam? A cidade com vibe de vida loka, é muito mais do que os prazeres fugazes, ela tem belos canais, bons museus e muita coisa legal para conhecer.

Para o Leo Amsterdam foi o Top 2 da Europa, essas duas áureas da cidade são muitos interessantes, ele ainda vai escrever um post falando melhor sobre isso.

Londres eu sempre soube que ia gostar, mas não imaginava que seria tanto! Que lugar organizado, povo educado… O que é aquele metro? Meu transporte publico dos sonhos! Agora é muito mais divertido assistir The Crown!

Para o Leo foi a cidade perfeita, ele voltou maravilhado, sonhando em um dia morar e trabalhar lá, top 1 na Europa disparado para nós dois.

Paris… Foi um sonho ver a Torre Eiffel não sei nem como descrever, você precisa ver e sentir! A Disney Paris foi tão divertida!  Mas eu preciso escrever um post e abrir meu coração sobre paradoxo que foi conhecer essa cidade, tão idealizada e que rolou uma certa implicância.

Quando nós chegamos em Colônia na Alemanha, um grande bônus no roteiro, já não havia mais pressa e nem grandes expectativas, o que tornou a visita mais relaxante e divertida. Muita cerveja e comida gostosa!


Viagens Nacionais

Esse ano as viagens nacionais foram bem mais modestas que no ano passado, mas visitei lugares próximos e muito interessantes.

Em janeiro teve mergulho de snorkel na Ilha das Couves em Ubatuba-SP foi mega divertido, mesmo eu não sabendo nadar.

Em março conheci Penedo-RJ (um bairro e parque ecológico do município de Itatiaia-RJ), lugar influenciado pela cultura finlandesa muito fofo, quero voltar e passar mais tempo lá.

No inicio de Abril fiz um rolê em São Paulo, comi as empanadas da masterchef Paola Carosella, os doces do Cake Boss, vi uma palestra sobre Pinterest e tirei muitas fotos no Beco do Batman. E em maio voltei de novo para SP para a exposição do Castelo Ra-Tim-Bum.

Em junho fiz uma trilha e camping em Cunha-SP para conhecer a Pedra da Macela. Foi demais! Minha primeira trilha de verdade e dormir numa barraca de camping pela primeira vez (ainda mais no frio!) 

Ainda em julho uma passadinha em Campos do Jordão-SP para ver o Festival de Inverno, curtir o frio e ir em bons restaurantes.

Nesse ano também consegui dar foco na minha cidade, São José dos Campos-SP, fizemos a cobertura do Festival Gastronômico Peruano do Mercure e fizemos uma aula de culinária no Tratto Atelier.

Faz tempo que eu queria conhecer Guararema-SP e fomos para a cidade para fazer um ensaio fotográfico na estação de trem, as fotos da fotografa Gladis Rios ficaram demais!

Em agosto o Leo foi numa aventura maior, trilha e escalaminhada no no Pico das Prateleiras no Parque Nacional de Itatiaia-RJ, um momento de muita superação física e psicológica.

E para fechar com chave de ouro em dezembro fomos novamente à Ubatuba-SP curtir a praia da fortaleza e todas as comodidades do Refugio do Corsário.


E esse foi o nosso ano de 2017, completamente avesso à planos, mas muito especial com rumos que tomou mesmo nos momentos de dificuldade que foram todos superados, seja na vida, seja nos perrengues de viagem que rolaram.

E 2018 promete, faremos muitos planos, alguns vamos contar aqui no blog, mas somente há uma certeza: tudo pode mudar!

Esse é um daqueles posts que eu desconfio que ninguém vai ler, mas que eu adorei escrever para guardar e recordar! hahaha


E você? Qual foi a sua viagem especial em 2017? Diz ai nos comentários


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostei das fotos e descrição dos lugares que vocês foram e senti muita saudade,especialmente de Amsterdã,não conheço Colônia na Alemanha,talvez vá algum dia…quem sabe!.Não gostei do Chile,esperava mais. E jamais voltarei para a Argentina,quem puder fuja de lá.Está pior que o Br. em se tratando de perigo em assaltos,com pouco mais de uma hora fui roubada em pelo centro de Buenos Aires.Um pingente em forma de coração que ganhei de meu esposo há mais de 25 anos.Usava aqui em São Paulo e nunca fui assaltada.

  2. Eu li, xará! Rsrs… mto legal seu blog e seus posts! O mais engraçado é que todas as viagens q estou lendo q vc fez, eu tbm quero fazer ou ja fiz! Kkk!!! Dps dá uma passadinha no meu blog tb! Bjs e sucesso! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir