Início America Workshop de ceviche com a Don Enrique Cevicheria em São José dos...

Workshop de ceviche com a Don Enrique Cevicheria em São José dos Campos-SP

Desde que viajamos para o Peru em 2017, uma das coisas que mais deixou saudades foi a culinária peruana, uma das mais premiadas no mundo.

Fizemos uma aula de culinária em Cusco (Peru) com um menu completo, mas não pudemos nos aprofundar nas técnicas do ceviche. Em outra oportunidade também fizemos a cobertura do festival peruano do Mercure.

Quando não estamos viajando, sempre buscamos atividades em nossa região, sejam trilhas, passeios ou experiências gastronômicas.

Nessas nossas pesquisas encontramos o “Workshop de Ceviche” da Cevicheria Don Enrique e logo nos interessamos em participar.

Cevicheria Don Enrique

A Cevicheria Don Enrique é comandada pelo Antonio, um chef peruano que domina todas as técnicas e sabores da culinária do seu país.

Nós já tivemos a oportunidade de experimentar o ceviche e outros pratos na Cevicheria Don Enrique e conseguimos matar as saudades dos sabores da terra dos incas, com a mesma qualidade dos restaurantes que fomos em Lima e Cusco.

O nome “Don Enrique” é em homenagem ao avô do Antonio, também peruano e com talentos culinários.

A localização da cevicheria era no Shopping Esplanada, mas está em processo de mudança, em breve será divulgado o novo endereço, onde atenderá em horários mais flexíveis.

A cevicheria também tem marcado presença em eventos na região e tem planos de começar a atender via delivery.

Workshop de Ceviche

Logo no inicio o chef  Antonio deixou bem claro que seria um workshop, não seria um jantar e nem uma aula de culinária (aula seria mais demorado, não cortaríamos os ingredientes por exemplo).

O workshop é algo mais dinâmico, afinal, após um longo dia de trabalho, a maioria dos participantes foi direto para o evento, então precisava ser algo que não demorasse muito, mas que fosse possível aprender as técnicas para um ceviche perfeito.

Por não ser uma aula de culinária não foi fornecido material com as receitas. Mas fica como sugestão que poderia ter sido enviado um pdf aos participantes, algo bem simples, com anotação dos ingredientes de cada receita, só para nos lembrarmos quando formos fazer.

Os ingredientes já estavam todos separados e cortados nas bancadas para facilitar o preparo. Primeiro o chef nos contou um pouco sobre a sua história e a origem do ceviche.

Depois todos colocamos o peixe em cubos no bowl e misturamos com limão e coentro. Essa seria a base de todos as receitas de ceviche da noite.

Seriam feita 6 receitas diferentes, cada receita era preparada por uma dupla, o chef passava toda a explicação dos ingredientes, preparo e apresentação do prato.

No final todos degustavam a receita pronta. Uma sugestão para os próximos workshops é que as porções para degustação poderiam ser maiores.

O primeiro da noite foi o ceviche oriental, que conta com shoyo, óleo de gergelim, pimenta chinesa e outros ingredientes que remetem a culinária asiática.

O segundo foi o ceviche clássico, sem muito segredo, mas com um sabor incrível. Eu participei da preparação desse e foi muito interessante.

O terceiro foi o ceviche tropical, que conta com manga e abacate, misturando o sabor das frutas com o sabor do ceviche tradicional. Esse foi um dos meus favoritos! 

O quarto foi o ceviche de frutos do mar que contava com lula, mexilhões, kani desfiado e camarões cozidos. Esse também era muito gostoso. O Leo participou da preparação dessa receita.

O quinto era o ceviche Don Enrique que tinha leite de coco e alho poró na receita.

E o sexto e ultimo é o ceviche do chef, que tem um molho que mistura maionese com a pimenta peruana, tem um sabor mais acentuado e picante. Uma receita inusitada.

O workshop foi muito interessante para aprendermos as receitas de forma dinâmica, com as dicas valiosas do chef para o preparo. A turma estava bem animada, as horas passaram bem rápido.

No final teve sorteio de um livro. E todos receberam um certificado de participação no workshop.

O chef Antonio nos contou que pretende fazer outros workshop com novos temas, como pratos quentes peruanos e até mesmo paella. Para ficar por dentro das novas datas de workshops e o novo endereço da cevicheria, acompanhe o Don Enrique no instagram.

E essa foi mais uma experiência gastronômica muito rica em sabores que adoramos participar e mostrar aqui para vocês!


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir