Nossa viagem ao Peru foi repleta de experiências gastronômicas memoráveis! Já contamos aqui sobre a experiência com café, a aula de culinária que fizemos ceviche, o restaurante do masterchef Gastón Acurio e o restaurante Rosa Nautica.
Hoje vamos mostrar uma divertida e deliciosa experiência com chocolate no ChocoMuseo em Cusco.
O ChocoMuseo é bem amplo. Tem experiências variadas com chocolate, grupos com várias pessoas e privados que podem ser agendados no site. Também tem uma lojinha e uma cafeteria.
Nossa visita foi guiada pela Antonieta, uma simpática funcionária do museu, que falava um pouco de português, o que facilitou ainda mais a comunicação durante a experiência.
Primeiro ela nos apresentou sobre o cultivo do cacau, suas características, variedades , história e os maiores produtores no mundo. Falou também sobre a torra e o preparo.
Um fato muito interessante que desconhecíamos, é que se o cacau for cultivado perto de outra plantação de alguma fruta, ele pega o sabor automaticamente! Experimentamos alguns e o que mais chamou a atenção é o que é cultivado perto de bananeiras tem um gosto bem presente da banana, naturalmente no chocolate!
Depois dessa bela introdução ao mundo do cacau, vem a hora da aula prática. Fomos à uma sala separada do museu para aprender a preparar o nosso próprio chocolate.
Primeiro ela nos mostra como fazer a torra do grão e moer no pilão para fazer um chocolate quente. Nessa hora ela conta a origem do chocolate quente e diz que um dos segredos que as civilizações incas /pré-incas utilizavam para um bom chocolate quente é uma gota de sangue na receita!!!
E ela fala bem sério e vem com uma faca perguntando quem vai ser o voluntário, que é só um cortezinho na língua, nem doí. Ela falou muito sério, ai me voluntariei. Ela foi se aproximando com a faca, encostou na minha língua e depois tirou e disse que era brincadeira, poderíamos fazer sem o sangue…. Ufa!!! Foi por pouco! Fiquei muito tensa! rs (e o Leo nem aí, só tirando foto!)
O Leo conseguiu se sair melhor do desafio de moer o cacau deixando ele bem com a textura em pó, com isso ganhou um “regalo” (presente):
Depois preparamos o chocolate, eu escolhi meio amargo e o Leo ao leite, para fazer nossos bombons.
Havia à nossa disposição os mais variados recheios para usar a criatividade, desde os tradicionais à até coca em pó e quinoa para colocar no bombom!
Cada um fez a sua forminha com recheios variados e fazendo várias misturas entre eles. Haja criatividade para completar a forma!
E enquanto preparávamos a Antonieta tirou algumas fotos nossas, ficou bem divertida a sequencia:
Nossos bombons foram para o freezer e enquanto fazíamos a experiência com café, eles ficaram prontos e nos foram entregues no Museu do Café.
O ChocoMuseo nos proporcionou uma tarde muito divertida. Teve o aprendizado histórico, prático e deliciosas degustações. Agradeço muito ao Oscar e a Antonieta pela experiência proporcionada.
É um passeio para deixar o seu roteiro á Cusco mais leve e divertido, sair da rotina. Entre as ruínas próximas de Cusco e o Valle Sagrado, foi importante para nós encaixar uma atividade como essa.
No site tem opções de aulas rápidas à experiências mais detalhadas como essa que nós fizemos.
Pouquíssimas pessoas conhecem esse museu quando vão à Cusco e para nós valeu muito a pena a visita, recomendo!
ChocoMuseo
- Funcionamento: Museu Segunda à Sexta das 9h00 as 19h00 / Loja Segunda à Sexta das 8h00 as 20h00
- Contato: Yummy@ChocoMuseo.com
- Site: https://www.chocomuseo.com/peru/cusco/
- Telefone: (+51) 084 24 47 65
- Endereço: Calle Garcilaso 210, Int. 216 (2do. piso) Centro hístorico – Cusco, Perú
*Agradecemos o ChocoMuseo pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.
Sua viagem para o Peru
Mais Dicas no Blog
Temos muitos posts com outras dicas sobre o Peru acesse todo o conteúdo
Guia Peru
O e-book do Guia Peru: lugares incríveis tem informações preciosas sobre as principais cidades da Peru e Machu Picchu, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a Peru é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar no Peru já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. E todo mundo está sujeito ao mal de altitude. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- O site “Get your Guide” tem tours para Machu Picchu, Vale Sagrado, Puno e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pelo Peru.
Salve esse post no Pinterest:
que experiência bacana Juny, falou em chocolate então multiplicou a alegria, é uma ótima ideia aliar um programa tão bacana com uma viagem! Abraços
Que demais!!!!! Nossa, que ótima idéia esse passeio. E que delícia né? Amei a dica!
Que experiência (literalmente) deliciosa! Não sabia sobre esta propriedade do cacau de “roubar” o gosto das frutas vizinhas. Achei muito curioso.
Que delícia, Juny! Amo essas experiências gastronômicas de vocês, marcam ainda mais a viagem, né? Valeu pela dica!
Juuu, acompanhei sua viagem ao Peru e senti uma invejinha das suas comilanças! hahahaha
Essa experiência do chocolate deve ter sido incrível! Espero voltar lá para fazer também! Beijos
Que experiencia deliciosa! Eu vou em setembro pra cusco e com certeza vou querer fazer meu próprio chocolate no museu! 😀
gente, que passa essa curiosidade do cacau pegar ~gosto~ de plantações proximas, nunca tinha ouvido falar nisso! e adorei essa experiência! melhor coisa poder juntar turismo (aprendizagem) e gastronomia 😀
Que experiência gastronômica mais interessante, eu nem sabia desse museu, que legal ter chegado no seu post assim já entra pro roteiro em Cusco, adorei as fotos, estão super divertidas.
Nossa, que gostoso! Achei bem bacana o museu e principalmente a ideia de fazer chocolate, as fotos realmente ficaram muito divertidas e, como você mesma disse, deve ser um passeio bem bacana para sair da rotina e fazer algo mais leve, já que a maioria vai pra Cusco pra ver ruínas e tal hiehuie
nussa, uma atividade bem diferente no peru aheuahe uma pena que pulei, iria ter adorado..mais uma desculpa pra voltar pro peru, um dos meus paises favoritos!!
[…] contamos sobre a aula de ceviche e da de chocolates no Peru, a aula de empanadas na Argentina, a aula de massas e risotos no Brasil e o jantar com […]
[…] Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo em Cusco […]
[…] Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo em Cusco […]
[…] Em nossa aula depois do tour pela história e a produção, houve a parte prática onde fizemos vários bombons e chocolate quente com a chef Antonieta. Contamos todos os detalhes dessa experiência nesse post. […]
[…] tivemos uma degustação de chocolate no ChocoMuseo e de café no Museo del Cafe, além da parte gastronômica esse dia nos proporcionou uma grande […]
[…] vitrine, dá até dó de comer essas obras de arte! Um dos cacaus que eles trabalham é o peruano, deu para lembrar bem dos que experimentamos em Cusco, uma […]
[…] Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo em Cusco […]
[…] Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo em Cusco […]