Um dos diferenciais para visitar as atrações de Curitiba é o ônibus da linha turística, que foi pioneiro nesse modelo aqui na Brasil.
Trata-se de um ônibus de dois andaremos, com acessibilidade e vista panorâmica no andar superior.
Antes das paradas todas as atrações são anunciadas em português, inglês e espanhol e é dado uma breve descrição sobre o lugar.
O passe do ônibus turístico sai por R$ 40,00 reias cada cartela. Ele dá direto a 5 paradas. Usamos todas no mesmo dia, mas você pode guardar e usar outro dia senão der tempo.
Nesse link você encontra informações atualizadas sobre os horários e as paradas.
Tentamos conhecer os lugares mais distantes da cidade, que podiam ser combinados no trajeto do ônibus de forma linear.
O ônibus passa por mais de 20 pontos da cidade, é possível fazer diversas combinações de roteiros de acordo com o que mais te agrada.
1- Bosque Alemão
Nossa primeira parada foi o Bosque Alemão. A principal atração do parque é a trilha que vai contando trechos do conto de fadas “João e Maria” em diversas plaquinhas pelo bosque.
Na metade do trajeto tem até a casa da bruxa! Dentro da casa tem atividades infantis, livros e em alguns horários há contação de histórias.
A ideia do parque é bem legal, mas no dia que fomos estava bem vazio, parecia um pouco abandonado. Da um pouquinho de medo, pois estávamos sozinhas e em alguns trechos tem muito mato e muito silencio! rs
2- Ópera de Arame
Um dos cartões postais da cidade, palco de grandes espetáculos. É interessante conhecer sua estrutura única e a paisagem da Pedreira Paulo Leminski que fica do lado de fora.
Mas é uma visita bem rápida para algumas fotos, sem grandes atrativos e interações. Deve valer mesmo a pena tentar assistir algum espetáculo lá.
3- Parque Tanguá
Um parque gigante e lindo! Muita natureza! Embaixo tem um lago e outras várias áreas que pertencem ao parque.
Me perdi tentando entender o mapa na sua entrada, pois são muitos lugares. Não consegui descobrir como ia para a parte do lago.
Acabamos ficando só na área principal. Tem uma lojinha de souvenirs e uma cafeteria.
No quesito beleza para mim se igualou ao Jardim Botânico.
4- Memorial Ucraniano
A cidade conta com várias homenagens aos povos que participaram da sua colonização. O memorial ucraniano acho que é o lugar mais “diferentão“.
Suas casinhas e construções são de arquitetura comum desse povo, bem diferente do que estamos acostumados.
Tem uma igreja católica ortodoxa, com todas as suas simbologias características.
Há também uma lojinha com artesanatos e comidas ucranianas. Também é possível tirar uma foto com trajes típicos lá.
5- Setor Histórico
Praça Tiradentes, Igreja Matriz, Rua das Flores, Rua 24h e arredores
E por fim descemos no Centro, na Praça Tiradentes.
Aproveitamos para conhecer a Igreja Matriz de Curitiba (Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz), a Rua XV de Novembro, Rua 24h e demais comércios ao redor.
Porém para melhor aproveitar toda a história que tem nesses prédios recomendo fazer o “Free Walking Tour Curitiba“, que é uma visita guiada por estudantes locais que contam muitos detalhes históricos interessantes da cidade.
Salve esse post no Pinterest:
Eu fiz o passeio, as no dia o tempo estava tão ruim, chovia e fazia um frio medonho que mal tive coragem de descer do ônibus.
[…] da linha turística com paradas em (detalhes desse passeio aqui): 1- Bosque Alemão 2- Ópera de Arame 3- Parque Tanguá 4- Memorial Ucraniano 5- Praça Tiradentes […]