Hoje teremos todas as informações necessárias para montar um roteiro de 7 dias pelo Peru, passando por Lima, Cusco e Machu Picchu!
Essa viagem foi muito especial, pois desde 2014 eu comecei a formular um roteiro para o Peru e todo ano tentava fazer acontecer, mas sempre havia algum imprevisto.
Um dos meus sonhos, da wishlist da vida, sem dúvidas era conhecer Machu Picchu, sentir a atmosfera mística e histórica daquele lugar.
Outra coisa que me encanta é a cultura e a gastronomia peruana. Amo ceviche, mas tem tantas outras delícias para experimentar: lomo salteado, ají de galinha, pisco sour…
Grandes expectativas e sonhos estão envolvidos nesse roteiro de 7 dias pela terra do Incas.
Tentei formular o roteiro misturando história e gastronomia, para conhecer todos os segredos e sabores desse povo.
Fiz questão de fazer uma parada de 2 dias em Lima, pois a viagem não seria completa sem conhecer a capital. A logística ficou um pouquinho mais complicada com essa parada, mas acredito que vale a pena.
Se você tem mais tempo vale a pena conferir o roteiro de 20 dias da Angie do blog Apure Guria!
PLANEJAMENTO DA VIAGEM
Como chegar no Peru
PASSAGEM AÉREA
Compramos a passagem São Paulo-Lima com milhas da Multiplus. Não consegui nenhuma passagem, com milhas ou pagando, por preço digno, que estivesse incluido fazer um stopover em Lima e depois partir para Cusco.
A passagem Lima-Cusco compramos com a companhia lowcost “Star Peru”, escrevi um post com mais detalhes sobre o preço vantajoso e como comprar. Também conto sobre o perrengue que passamos na volta e o voo perdido.
TRANSPORTE TERRESTRE
Em Lima usamos o Taxi Green no transfer do aeroporto e Uber pela cidade. Em Cusco fizemos tudo à pé.
TREM
E no trecho para Machu Picchu optamos por ir de trem com a empresa Peru Rail, conto mais sobre o trajeto, planejamento e a compra das passagens.
Estilo da viagem: mochileiros de bistrô! rs
Priorizamos a qualidade das hospedagens, passeios e restaurantes, mas fomos de mochilão! Usamos pela segunda vez nossas mochilas Osprey Farpoint 55L e 70L.
Essa mochila é ótima, mas pelo tamanho ela vai despachada. Para levar como bagagem de mão recomendamos a mochila Thule Stir 35L que usamos por 25 dias na viagem para Ásia.
Somos mochileiros, trouxemos poucas coisas, entretanto priorizaremos muito as experiências.
Melhor época para ir ao Peru
A melhor época para ir ao Peru é nos meses de maio à setembro pois é o período seco, considerado o inverno. Nos demais meses é o periodo chuvoso.
De junho à agosto é a alta temporada, tudo vai estar lotado e mais caro.
Fomos na ultima semana de abril, que é baixa temporada (boas promoções, menos lotado), no final do período das chuvas. Pegamos muita chuva em Pisac e um pouco em Machu Picchu, mas no geral deu tudo certo na viagem.
Onde ficar no Peru
- LIMA (2 dárias) Stefanos Hotel – Calle Esperanza 370 Miraflores
- CUSCO (3 diárias) Hotel Casa Andina Standard Cusco Catedral, Sta. Catalina Angosta, 149, próximo à Plaza de Armas (Post com a review do hotel)
- ÁGUAS CALIENTES (1 diária) Hotel Hanaqpacha Inn – Calle Chumpiwiñay Las Orquideas 109
- CUSCO (1 diária) Hotel Tampu Hotel Cusco – Avenida El Sol 341
Atenção! Contrate Seguro Viagem
Não tem como viajar para um lugar onde ouvimos falar de tanta gente que fica doente com o “mal de altitude” (Soroche) sem fazer um seguro viagem, é essencial!
Os sintomas do Soroche são: são falta de ar, tontura, enjoo e dor de cabeça. E eles vão vindo aos poucos devido à alta altitude de Cusco. Por mais que você tome cuidados e tome o chá de coca, algumas pessoas são mais sensíveis à esses sintomas que outras, não dá pra garantir 100%.
Compramos pelo site da Seguro Promo um seguro com cobertura para América Latina com cobertura para 1 semana, achei que saiu bem barato na época.
E para os leitores do blog, basta utilizar o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto na sua compra! Se pagar via boleto ganha mais 5% de desconto! Acesse e pesquise através desse link!
ROTEIRO DE 7 DIAS (LIMA, CUSCO, MACHU PICCHU)
LIMA
DIA 1
- Hospedagem Stefanos Hotel – Calle Esperanza 370 Miraflores
- Alomoço em restaurante “La Rosa Nautica” – Calle Espigon 4 Circuito de Playas, Miraflores (post sobre o restaurante, com todos os detalhes. Lindo, gourmet e caro! rs)
- Museo de Sitio Huaca Pucllana 9:00 a 17:00h, Calle General Borgoño, Entrada S/12.00
- Parque del Amor, próximo ao shopping Lacomar
- Por do Sol no Shopping Lacomar
DIA 2
- Plaza Mayor
- Monasterio de San Francisco e Catacumbas de 9:00 am a 8:15 pm, ingresso S/ 10.00
- Almoço Restaurante Tanta Pasaje Nicolás de Rivera 142 (post sobre esse restaurante que pertence ao masterchef peruano Gaston Acurio)
- Museu Larco 9h as 22h00, Av. Bolivar 1515 Pueblo Libre, Entrada S/. 30
- Circuito Mágico das Águas – De quarta a domingo, 19:15h, 20:15h e 21:30h, 4 soles
CUSCO
DIA 3
- Voo Lima-Cusco com a Star Peru – Saiba mais sobre a nossa experiência (infeliz) com essa cia aérea
- Hotel Casa Andina Standard Cusco Catedral,: Calle Sta. Catalina Angosta, 149, próximo à Plaza de Armas (post com detalhes do hotel)
- Guardar as coisas no hotel, fechar passeios, comprar boleto turístico .
- Aclimatação, roteiro leve para não ter mal de altitude
- Restaurante Cicciolina: Calle Triunfo 393 2 andar, Cusco
DIA 4
- Passeio para conhecer o templo Qorikancha
- Peruvian Cooking Class (Aula de Culinária Peruana) 120 soles, Calle San Juan de Dios 283 – Post com detalhes sobre a aula
- ChocoMuseo: “Peruvian Tasting Explorer” (experiência com café, chocolate e pisco) Calle Garcilaso 210. Post sobre a experiência com café e Post sobre a experiência com o chocolate e Post sobre a degustação de Pisco.
DIA 5
- Tour pelas ruínas de Cusco Sacsayhuaman, Qenko, Puca Pucara, Tambomachay – detalhes sobre o guia privado que contratamos
- Museo Inka – Endereço: Ataud 154, Cusco (Próximo à Plaza de Armas)
ÁGUAS CALIENTES
DIA 6
- Tour privado com para Chinchero, Maras, Moray e Ollantaytambo
- Trem Ollantaytambo – Machu Picchu, PeruRail VISTADOME
- Hotel Hanaqpacha Inn – Calle Chumpiwiñay Las Orquideas 109
- Chegando em Aguas Calientes comprar logo o ingresso do ônibus para Machu Picchu no dia seguintes e e lanchinhos/agua para levar.
MACHU PICCHU
DIA 7
- O dia mais esperado: ir para Machu Picchu bem cedinho e entrar assim que abrir
- Tudo sobre Machu Picchu leia o nosso guia
- Almoço no Mapacho Craft Beer & Restaurant (post sobre o restaurante)
- Trem Machu Picchu – Ollantaytambo + BUS Cusco PeruRail
- Hotel Tampu Hotel Cusco – Avenida El Sol 341 (Confira Aqui)
DIA 8
- Maratona de volta para a casa (que aconteceu esse imprevisto e perdemos o voo)
Depois dessa viagem o Leo escreveu esse post com uma bela reflexão:
Sensações da Jornada, leia aqui.
Dúvidas? Grupo no Facebook!
Como esse post esta sendo bem acessado e muitas pessoas comentam ou mandam emails com dúvidas, criei um grupo no Facebook para que todos possam se ajudar com dicas, dúvidas e recomendações, acesse nesse link.
O que faltou no nosso roteiro
O Peru é um país muito grande e não se resume somente à Lima, Cusco e Machu Picchu. Existem outros tantos lugares incríveis para conhecer…
Na fronteira com a Bolívia, tem a cidade de Puno e o lago Titicaca. No blog “Ligado em Viagens” você pode conferir mais sobre Ilhas Uros e Taquile em Puno.
Também ao sul tem a cidade de Arequipa e os Canyons del Colca, a Amanda do blog AmandAqui mostra esses lugares belíssimos.
Ao norte tem a incrível “Laguna 69” na cidade de Hauraz, a Camila do blog “O melhor mês do ano” conta sobre o trekking para chegar na laguna.
Tenho planos de voltar para conhecer essas outras regiões. O Peru já está se tornando o meu país favorito da América do Sul! ❤
Índice com todas publicações sobre o Peru:
Dicas de Viagem
- Casa Andina Catedral: Hospedagem com conforto em Cusco
- Como comprar uma passagem barata de Lima para Cusco
- Como foi voar no trecho Lima-Cusco com a low cost “Star Peru”
- Tour com guia privado em Cusco
- Crônica: Sensações na jornada…
- De Ollantaytambo à Machu Picchu de trem
- 3 passeios que não podem faltar em sua viagem ao Peru
- Guia: como organizar a sua viagem à Machu Picchu
- 10 dicas para encontrar o seguro viagem ideal
Dicas de Gastronomia
- Aula de culinária peruana em Cusco
- Experiência, produção e degustação de café no Museo del Cafe
- Experiência, produção e degustação de chocolate no ChocoMuseo
- Onde comer em Águas Calientes
- “Tanta” um dos restaurantes do masterchef Gastón Acurio
- La Rosa Nautica – O restaurante mais impressionante de Lima
- História e degustação de Pisco na “Republica del Pisco”
Sua viagem para o Peru
Mais Dicas no Blog
Temos muitos posts com outras dicas sobre o Peru acesse todo o conteúdo
Guia Peru
O e-book do Guia Peru: lugares incríveis tem informações preciosas sobre as principais cidades da Peru e Machu Picchu, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a Peru é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar no Peru já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. E todo mundo está sujeito ao mal de altitude. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- O site “Get your Guide” tem tours para Machu Picchu, Vale Sagrado, Puno e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pelo Peru.
Salve esse post no Pinterest:
Nossa, que roteiro bem montado! E falo isso como expert (turismóloga)! Se um dia cansar da vida de bancária, dá pra enveredar pelo turismo 😉
Tenho vontade de conhecer Cusco e Machu Pichu com certeza, deve ser bem legal. Acho que não anda tão bem divulgado, mas no vale sagrado também tem umas coisas bem legais pra visitar, e é uma alternativa de hospedagem (mais baixa que Cusco e Machu Pichu) 😉
Boa viagem!
Gente, mas isso é que planejar a viagem em todos os detalhes!
Seguirei acompanhando. Ainda não conheço o Peru, e está na lista há alguns anos.
Que façam uma boa viagem e que tudo seja ainda melhor do que vocês esperam.
Muito bom blogueiro, nós acabamos não indo para Lima, uma pena. Visimos Cusco, Arequipa e Puno no Peruo, além claro de Machu Picchu. Fica para a próxima.
Olá Juliana, tudo bem?
parabéns pelo blog, ótimas recomendações.
Quando se planeja uma viagem para o Peru, a primeira coisa em que pensamos é Machu Picchu. Sem dúvidas é um dos lugares mais lindos que vi na vida, mas o país como um todo tem muito a oferecer
Convido-lhes a conhecer Machu Picchu Uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Juliana, tudo bem? Adorei as dicas!!! Mas uma duvida, quanto voces gastaram no total nesse viagem?? Estou planejando ir em novembro, mas nao sei quanto levar, preciso de uma dica de valores. Obrigada!!!
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] nada), que já seria um grande plus no primeiro semestre, arrisquei tudo e me joguei numa trip no Peru em Lima, Cusco e Machu Picchu (um grande […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
[…] Peru (Lima, Cusco e Machu Picchu): Expectativas, Atrações e Roteiro de 7 dias! […]
Sera que o Uber é caro? rsrsr