Sempre usei o perfume popularmente conhecido como água de colônia (Eau de Cologne), acreditando ser uma categoria de perfume e não uma marca original.
Pesquisando sobre às atrações para visitar em Colônia na Alemanha me deparei com o “Fragrance Museum” da Casa Farina, conhecida como a mais antiga casa de perfumes do mundo.
Escolhi o tour em português, mas tem opções em outros diversos idiomas. A história do perfume é interessantíssima e é contada com muita empolgação pela guia Sabina que fala português muito bem.
Na época da invenção do produto as pessoas não costumavam tomar banhos frequentes por acreditar fazer mal para a saúde e quem tinha dinheiro comprava perfumes que na época eram feitos à base de óleo e muito fortes.
Johann Maria Farina desde pequeno adorava trabalhar com fragrâncias, ele tinha um talento conhecido como “nariz absoluto” que ajuda a identificar cheiros e é essencial para ter sucesso como perfumista.
Um dia ele teve a sua ideia de fazer um perfume novo e revolucionário, suave e a base de álcool. Sua inspiração era que ele cheirasse como “uma manhã de primavera na Itália depois da chuva”.
Com isso nasceu a única e original “água de colônia”, batizada com o nome da cidade de Colônia (Alemanha).Com o sucesso vieram as imitações e naquela época não havia marca registrada. Qualquer perfume suave à base de álcool levava o nome “água de colônia” e copiavam também o rótulo da marca.
Uma água de colônia original custava o equivalente à seis meses de salário de um funcionário público! Era o perfume preferido dos reis, rainhas e nobres da época.
Era um perfume unissex, mas com o passar dos anos surgiu a demanda por perfumes diferentes, categorizados para homens e para mulheres.
Como a fórmula era sucesso há muitos anos, o que eles fizeram foi apenas criar embalagens diferentes, quadrado para homem e redondo para mulher, usando exatamente a mesma fórmula!
Após uma viagem pela história do perfume, Sabina nos leva para a sala das essências e faz um jogo onde nos mostra as essências e temos que adivinhar qual é a origem do seu cheiro. Algumas são fáceis, outras bem difíceis.
O tour termina na loja, onde experimentamos alguns outros perfumes da marca, existe muita coisa além da água de colônia, tem até perfumes para os signos! Adorei a fragrância do de capricórnio.
No final também ganhamos uma miniatura da agua de colônia como lembrança.O tour superou as minhas expectativas pois a história sobre a época e a sua origem são muito interessantes e são contadas com muito entusiasmo pela guia.
Abaixo uma foto com todas as participantes do tour em português e a guia Sabina:Não deixe de incluir uma visita ao Museu da Fragrância e a loja da Casa Farina no seu roteiro por Colônia na Alemanha!
Fragrance Museum – Casa Farina
- Endereço: Obenmarspforten 21, 50667 Colônia
- Horário: Das 10:00 às 19:00
- Telefone: +49 221 3998994
- Agende sua visita: http://farina.org/visit-the-fragrance-museum/
*Agradecemos o Fragrance Museum pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.
Salve esse post no Pinterest:
Que legal! O museu parece ser bem interessante, eu não fazia ideia dessa história. 🙂
Com certeza vou incluir esse lugar no meu roteiro. hahaha! Eu adorei. Já me convenceu pelas fotos! Obrigada pelas dicas! Parabéns!
Que museu interessante! Deve ser muito legal conhecer a histórias dos perfumes e das fragrâncias. Adorei as dicas e informações.
Ahhhh esse eu conheço, visitei em 2010 quando morava na Alemanha. Bateu até uma saudade agora, vontade de voltar a Colônia. Parabéns pelo post.
Estive em Colónia há dois anos e gostei da cidade. Não tive tempo de visitar este museu, embora tivesse visitado outros. Já agora partilho contigo esse meu roteiro. Bela descrição do museu da fragrância. Abraço. http://www.espiritoviajante.com/dicas-para-visitar-colonia-2/
Que interessante, nós acabamos não fazendo esse tour, mas fiquei bastante curioso. Muito bom post.
[…] Além da loja é possivel visitar o museu da fragrância, onde há um tour guiado em português para conhecer toda essa história. […]