Início Europa Roteiro de 2 dias no Porto (Portugal) - O que fazer, onde...

Roteiro de 2 dias no Porto (Portugal) – O que fazer, onde comer e onde ficar

Foto por pixabay

Hoje vamos mostrar um roteiro com as principais atrações para uma visita à Porto (Portugal).

Porto é a segunda maior cidade de Portugal, menor apenas que Lisboa, e é conhecida como “a capital do norte”, uma cidade história que fica à beira do rio douro.

Porto também é mundialmente conhecida pelo famoso vinho do Porto, com sabor e qualidade únicos.

Como chegar em Porto

Alex Beltyukov – RuSpotters Team / CC BY-SA 3.0 GFDL

Você pode fazer um voo internacional direto para a cidade do Porto. Mesmo que Porto não seja o seu destino final, a cidade é é um dos hubs da companhia área TAP e geralmente é possível incluir um stopover para ter a oportunidade de conhecê-la.

Ainda de avião, é possível chegar através de voos de companhias aéreas lowcost partindo de outras cidades da Europa ou voos internos.

O trem também é uma alternativa, de Lisboa até o Porto, por exemplo, a viagem leva em média 2h30/3h00, os trens na Europa geralmente são bem confortáveis e os preços das passagens compensam mais do que de avião.

Onde dormir em Porto

Imagem do site da imovirtual

Além de hotéis, uma dica importante sobre hospedagem em Porto onde você pode  encontrar uma boa variedade de lugares para ficar é o site Imovirtual.

Na Imovirtual você pode alugar um apartamento ou casa, com segurança e a vantagem de não ter que compartilhar com ninguém.

Muita gente vai para Porto não só para férias, mas também para estudo ou intercâmbio, por isso essa opção é mais interessante para uma hospedagem que pode ser usada por mais tempo.

A busca no site é bem simples e tem diversos filtros para escolher o imóvel mais adequado para o que você precisa. Acesse o site e encontre a sua hospedagem em Porto.

Transporte

A melhor forma de explorar a cidade do Porto é andando à pé. Há muitas atrações próximas e dessa forma você sempre irá descobrir locais que não estão em nenhum guia de viagens.

O transporte público é bem completo, você pode se locomover com ônibus, metrô e elétrico (é tipo um bondinho).

Além do Uber, há também o aplicativo de transporte Bolt, que sempre tem bons descontos em relação ao seu concorrente.

O que fazer em Porto

Vamos citar as principais atrações em um roteiro, de pelo menos 2 dias, pela cidade de Porto. Caso queira conhecer a cidade com mais calma dedique mais dias para a sua visita.

Começamos pela Avenida dos Aliados, como o nome já diz, uma homenagem aos países Aliados da Primeira Guerra Mundial. É a principal via da cidade.

Diego Delso / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)

De lá vamos para a Praça da Liberdade, onde tem uma imponente estátua de D. Pedro IV (que foi D. Pedro I no Brasil).

O principal comércio da cidade fica na Rua Santa Catarina,  é tipo um “calçadão”. Tem várias lojas, desde comércios locais até marcas famosas (Zara, Levi’s, Adidas, etc). Vale também a visita na Capela de Santa Catarina, sua fachada é revestida por azulejos portugueses.

O Mercado do  Bolhão, que fica nas proximidades, está passando por uma restauração. Nesse período é possível visitar o “Mercado Temporário do Bolhão”, no Comercial La Vie Porto Baixa. Lá você encontra opções de lanches e vinhos além de produtos típicos de mercado (frutas, legumes, peixes, queijos, etc).

Michał Huniewicz / CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)

Não posso deixar de citar a Livraria Lello, que foi eleita a terceira mais bonita do mundo. Lá tem as escadas que inspiraram JK Rowling em Hogwarts. Para entrar é preciso pagar um ingresso de 5 euros que depois esse valor pode ser abatido caso compre um livro.

A Torre dos Clérigos tem uma vista panorâmica da cidade, é possível subir no seu topo. Tem também uma igreja no estilo barroco e um museu.

O belo  Palácio da Bolsa, era um mercado de ações e hoje em dia é possível fazer visitas guiadas para conhecer todo o seu esplendor. A compra do ingresso e agendamento pode ser feito no site da atração.

Marinhopaiva / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)

A Casa de Música é o principal local de shows e concertos de orquestras da cidade. Foi projetada pelo famoso arquiteto holandês Rem Koolhaas, sua fachada é como uma casa de ponta cabeça. Além de assistir os shows também é possível agendar uma visita guiada.

E para quem gosta de natureza os Jardins do Palácio de Cristal valem a visita. Ele foi construido em 1860 para abrigar o Palácio de Cristal (inspirado no de Londres), que posteriormente foi demolido e substituído pelo Pavilhão Rosa Mota. Um ótmo local para um piquenique ou um passeio com crianças.

A Ponte de D. Luís I liga o Porto à  cidade de Vila Nova de Gaia, onde tem as casa do Vinho do Porto, do outro lado do Rio Douro.

E a melhor vista panorâmica da cidade do Porto pode ser encontrada no Mirador da Serra do Pilar, que fica em Vila Nova de Gaia, o por-do-sol lá é incrível.

Onde comer em Porto

No centro histórico, próximo à Torre dos Clérigos, está o restaurante Farinha. O local é especializado em pizzas com uma massa napolitana caseira com sabor bem marcante.

Sitomon / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)

O Cafe Majestic, localizado na Rua Santa Catarina, tem um estilo clássico e luxuoso, já foi considerado um dos cafés mais bonitos do mundo. Na década de 90 passou por uma restauração para recuperar o seu esplendor. É citado na biografia de JK Rowling como um dos lugares que ela ia para escrever a saga Harry Potter.

Para os amantes da culinária mediterrânea indico o Viva Creative Kitchen. O restaurante tem um menu bem original e moderno com destaque para os frutos do mar.

Andrey Filippov 安德烈 from Moscow, Russia / CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)

O Lado B Cafe é conhecido por ter uma das melhores “francesinhas” da cidade. Esse é o nome do sanduíche crido em Porto composto por queijo, bife bovino, linguiça, ovo frito. Vale a pena experimentar.


Foto por pixabay

Escreva nos comentários qual local você incluiria nesse roteiro!


*Este artigo é publieditorial

Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,222FãsCurtir
10,909SeguidoresSeguir
24,282SeguidoresSeguir
898SeguidoresSeguir