Início Ásia Local Table: Templos em Ayutthaya e almoço em uma fazenda de camarões...

Local Table: Templos em Ayutthaya e almoço em uma fazenda de camarões em Suphan Buri (Tailândia)

Photo by TakeMeTour

Planejei essa viagem para a Tailândia por muito tempo, queria escolher cada detalhe para aproveita-la ao máximo e tornar tudo especial.

Além das atrações conhecidas e do ecoturismo, sempre gosto de incluir experiências gastronômicas no roteiro.

Eu tinha um dia inteiro para fazer um bate-volta para as ruínas da cidade histórica Ayutthaya, que já foi uma das capitais do Reino de Sião.

Em minhas buscas encontrei a empresa “TakeMeTour” que faz não só um tour completo pelas ruínas de Ayutthaya, como também incluía experiências gastronômicas locais no roteiro.

Com isso não tive dúvidas e escolhi o roteiro “Ayutthaya from Bangkok: Temples & Home-Cooked Tom Yum Kung at Shrimp Farm”. Que consiste em conhecer as ruínas históricas pela manhã e um almoço numa fazenda de camarões a tarde.

Esse tour foi feito em parceria com a empresa “TakeMeTour” e ministério do turismo  “Tourism Authority of Thailand”. Eles queriam promover o programa “Local Table” que reúne diversos tours com experiências gastronômicas locais, por isso enviaram uma pessoa para filmar e fotografar nosso tour, o que resultou no clipe promocional do tour abaixo:

Nossa guia nesse tour foi a Mai, uma simpática tailandesa que além desse tour tem muitos outros que envolvem gastronomia e atrações da região de Bangkok.

Não vou me ater à muitos detalhes sobre Ayutthaya, porque depois farei um post separado para detalhar a visita aos templos. Nós visitamos os três principais da cidade, que são:

Wat Yai Chai Mongkhon, que é o cartão postal de Ayutthaya, um dos mais conhecidos. Tem um buda reclinado e aquela fileira de budas com roupas amarelas. (que no dia que fomos só tinha alguns com roupa, devem ter colocado para lavar! rs)

Photo by TakeMeTour

Depois fomos no Wat Phanan Choeng que é um templo que tem influencias chinesas, tem um grande Buda e é perto de um rio, onde pudemos alimentar os peixinhos, muito legal!

 

Finalizamos no sensacional Wat Mahathat onde tem a cabeça do Buda entre as raízes das arvores. E as ruínas desse templo são muito parecidas com o estilo de Angkor Wat no Camboja.

Após conhecermos os templos partimos para a fazendo de camarões da Mai em Suphan Buri. Mas antes ela parou para nos mostrar uma pequena fábrica de um doce local. É tipo um algodão doce em tiras que você enrola numa panqueca, inusitado e gostoso.

Para podemos almoçar um Tom Yum Kung de camarão (que é uma sopa típica tailandesa) tivemos que antes pesca-los. Foi uma experiência muito interessante!

Primeiro o Tio da Mai nos mostrou como jogar a rede. Depois foi a vez do Leo tentar… Ficou bem legal na foto, mas o resultado não foi muito bom… Foram poucos camarões! rs Na segunda e terceira vez ele teve mais sorte.

Photo by TakeMeTour

Photo by TakeMeTour

Com os camarões fomos à fazenda para a Mai começar a preparar o banquete do almoço. Enquanto isso o marido da Mai nos levou para mostrar mais sobre a fazenda de camarões e também a fazenda vizinha que produz flor de lótus!

E descobrimos que a lótus tem uma semente comestível, experimentamos e é tipo uma castanha.

Além da sopa Tom Yum Kung de camarão, a Mai preparou um peixe inteiro frito, arroz, camarões ao alho e óleo e cogumelos empanados. Foi um grande banquete! Uma das melhores refeições de toda a nossa viagem.

E além de toda a experiência gastronômica foi interessante conhecer a cultura e os costumes locais. Por exemplo, almoçamos sentados em cima da mesa, comendo apenas com uma colher tailandesa (é um pouco diferente de uma colher comum) e as mãos.

Foi uma imersão tão grande nos reais costumes de uma família normal que vive no campo na Tailândia, coisa que jamais teríamos fazendo um tour normal, coisa que só o Local Table consegue nos proporcionar.

Depois do almoço descansamos um pouco na fazenda e ainda teve tempo para mais uma aventura! A Mai nos mostrou um tipo de moto com um suporte para passageiros muito usada pelo povo da região e demos uma volta nela pela fazenda.

Nosso tour já havia acabado e estávamos voltando para Bangkok, quando a Mai resolveu parar para nos mostrar um local muito interessante. É uma estrutura de bambu feita para ser algo tipo um galinheiro e que dá acesso à um mercado flutuante local (verdadeiro, nada de mercado para turista ver).

Photo by TakeMeTour

E o por do sol mais lindo da viagem não era parte do roteiro, assistimos esse espetáculo enquanto caminhávamos pelo local.

Photo by TakeMeTour

Se um dia eu voltar à Tailândia vou reservar vários dias para fazer esse tipo de tour do Local Table, tem em outras cidades além de Ayutthaya : Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, etc. Devem ter outras tantas boas experiências de imersão na cultura e na gastronomia para serem descobertas.

E eu só tenho à agradecer à Mai por esse dia, foi muito além de visitar as ruínas de Ayutthaya  e comer um delicioso Tom Yum Kung de camarão, foi um dia onde tivemos tantas experiências valiosas para a vida, conhecemos de perto a simpatia e vida simples do povo de Suphan Buri.

Viagens são valiosas e nos transformam quando buscamos esse tipo de experiência, que vai muito além de conhecer as atrações turísticas famosas do lugar, é se conectar com pessoas, ir à fundo na cultura local.

Photo by TakeMeTour

*Agradecemos a empresa TakeMeTour e Tourism Authority of Thailand pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.

Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

9 COMENTÁRIOS

  1. Adoro viagem com experiência gastronômica. É uma forma muito interessante de conhecer uma cultura. Adorei aprender com você sobre a existência da colher tailandesa e esse hábito de comer sentado na mesa. Ótimo texto!

  2. […] Local Table: Tour nos templos de Ayutthaya e delicie um tradicional Tom Yum Kung numa fazenda de cam…esse tour na parte da manhã é focado nos templos históricos da cidade de Ayutthaya  e a tarde tem uma experiência incrível na fazenda de camarões da guia Mai. Você pesca os camarões e ela faz um almoço delicioso com eles. Saiba tudo sobre essa experiência. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,436FãsCurtir
10,054SeguidoresSeguir
22,955SeguidoresSeguir
939SeguidoresSeguir