Início Ásia Lily's Secret Garden Cooking Class, uma imersão pela gastronomia e a cultura...

Lily’s Secret Garden Cooking Class, uma imersão pela gastronomia e a cultura do Camboja

Para conhecer a cultura de um país é muito importante conhecer a sua gastronomia, seus pratos principais, seus ingredientes, suas tradições.

Baseado nisso em quase todas as nossas viagens para um novo país tentamos incluir uma aula de culinária no roteiro, como forma de imersão cultural e aprendizado sobre o lugar.

Quando fomos à Siem Reap no Camboja, não foi diferente. Em minhas pesquisas encontrei bem referenciado no tripadvisor a escola “Lily’s Secret Garden Cooking Class”.

A aula começa em um mercado local, onde compramos os ingredientes para compormos o menu. Nosso guia pelo mercado foi o Chris, marido da Lily.

Já fizemos aulas assim no Peru, na França e na Tailândia, mas nenhum lugar nos chocou e nos tirou da nossa zona de conforto como o mercado no Camboja.

Um mercado local muito simples, em alguns lugares até mesmo sujo (tinha chovido muito no dia anterior o chão estava com muito barro), onde se vendia de tudo, motos passavam entre as bancas, enfim, um caos organizado, parte da cultura daquelas pessoas.

Senti muito mais a realidade daquelas pessoas frequentando o mercado do que durante toda a nossa estadia na zona turística de Siem Reap. Você vê toda a pobreza daquela população, contrastando com a sua alegria e simplicidade.

Aprendi muito mais naquele lugar do que aprenderia em muitas cidades bonitas, ricas e desenvolvidas pelo mundo.

Sobre as compras, o mercado tem de tudo. Frutas, legumes, arroz, leite de coco, especiarias, e até mesmo cobras (vivas e mortas)!!! Isso também é um traço cultural, pois o país passou por uma grande guerra civil que gerou muita fome e pobreza, por isso muitas coisas que jamais imaginamos como comida, por lá são aproveitadas.

Após as compras e todo esse aprendizado sobre a sociedade de Siem Reap, seguimos para a escola da Lily. O Lily’s Secret Garden, além da cooking class, também tem um restaurante com preços justos e um menu muito bem elaborado, inclusive com versão vegana dos pratos.

Nosso menu foi basicamente: fresh spring rolls de frango como entrada, um macarrão de arroz com frango (a primeira vista até parece com o Phad Tai, mas tem diferenças na massa e no preparo) e de sobremesa tinha duas opções: abóbora com creme de coco e banana com creme de coco.

Ao final da aula ganhamos um livro de receitas com essas receitas que fizemos e mais outra do menu da aula feita durante a tarde, com outra opção de entrada e prato principal.

Nosso professor foi um dos ajudantes da Lily, ele nos explicou o passo a passo de todas as receitas e fomos desenvolvendo os pratos. Dividimos a aula com um casal de ingleses muito simpáticos.

O spring roll eu já havia aprendido na cooking class da Benny na Tailândia, houve poucas diferenças no preparo. Já para o Leo foi algo novo porque na aula da Benny ele fez um prato de entrada diferente.

O preparo do macarrão foi a parte mais legal, me senti muito masterchef cozinhando naquela panela enorme, fritando tudo, sentindo o cheiro agradável da comida. Me encontro tanto nessas aulas, acho que tenho um talento culinário que precisa ser desenvolvido e encorajado mais vezes.

A sobremesa tem um preparo bem simples e um sabor discreto, leve. Não é como o que estamos acostumados no nosso paladar, sabores mais doces e marcantes. É uma experiência diferente.

Ao final da aula saboreamos todos os pratos e conversamos sobre o Camboja e os roteiros e destinos no Sudeste Asiático.

E não pode faltar uma foto de todos no final, com os nossos certificados do curso, agora já posso dizer que sou quase uma expert em gastronomia do Camboja! rs

O que eu levo dessa experiência? Muito além das receitas, levo o sorriso e a simplicidade desse povo trabalhador e esforçado, mesmo em meio há tantas dificuldades que o país ainda sofre.

Recomendo essa aula tanto para o aprendizado da culinária quanto para a lição de vida que você vai ter durante a visita ao mercado local. É uma forma de imersão, de ir muito além dos pontos turísticos e templos de Siem Reap.

Lily’s Secret Garden Cooking Class


*Agradecemos a Lily’s Secret Garden Cooking Class pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.

Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,433FãsCurtir
10,045SeguidoresSeguir
22,989SeguidoresSeguir
939SeguidoresSeguir