Uma das coisas que eu mais gosto quando viajo é experimentar a culinária local, conhecer pratos exóticos e os sabores da região.
Em nossa Eurotrip tivemos a oportunidade de experimentar muitos pratos típicos dos países que visitamos, vou listar nesse post alguns que merecem destaque.
Belgica
1- Waffle
Impossível passear pelo Grand Place em Bruxelas e resistir a tentação dos waffles belgas! Eles estão em todos os lugares.
Tem diversas opções de recheio e os preços são a partir de 1 euro (conforme vai adicionando mais toppings vai ficando mais caro). Também é possível encontrar opções com recheios salgados.
2- Chocolates Belgas
Outro patrimônio gastronômico importante da Bélgica! Já experimentei muitos chocolates bons pelo mundo, mas desde que conheci os belgas eles se tornaram os meus favoritos.
São feitos de forma bem artesanal com ingredientes de primeira, o resultado é um sabor delicioso.
3- Moules Frites
Passeando pelo Grand Place você também verá que em quase todos os restaurantes o prato “Moules frites” está em destaque.
Trata-se de mexilhões cozidos num caldeirão com molho (escolhemos um a base de queijos) acompanhado de batatas fritas. É um prato bem típico belga e muito saboroso.
4- Garnaalkroketten en Kaaskroketten
Apesar do nome bem estranho são “croquetes de camarão com queijo”, são bem populares, aparecem como opção para entrada na maioria dos restaurantes.
Holanda
5- Queijos holandeses
Fizemos um passeio na cidadezinha de Zaanse Schans onde tivemos a oportunidade de visitar uma fábrica de queijos holandeses e degustá-los à vontade.
São diversos tipos, um mais gostoso que o outro. E alguns são bem embalados e não precisam ficar na geladeira, podem ser trazidos na mala sem nenhum problema.
6- Heineken
Ok, você não precisa ir à Holanda para tomar uma Heineken, afinal é uma cerveja facilmente encontrada no mundo inteiro.
Mas em Amsterdam ela fica mais especial se você fizer o tour “Heineken Experience” para conhecer sua história e fabricação. E toma-la na beira do canal ao por-do-sol pode ser um bom momento na sua viagem.
7- Framboesas frescas
Essas da foto foram compradas em uma feira em Amsterdam, bem baratas e prontas para comer. Além de lindas, são deliciosas! São de origem holandesa, mas encontramos também em outros países da Europa.
8- A melhor torta de maçã da Holanda
Essa foi uma dica da minha amiga Karine Moreira que já morou em Amsterdam. No pub/restaurante “Winkel 43” (próximo à casa da Anne Frank) você pode experimentar a melhor torta de maçã da Holanda!
Quando fizemos o cruzeiro pelo canal, o comandante também indicou essa torta. O sabor faz jus à fama. Mas vá preparado, um pedaço de torta com chantilly e dois copos de água nos custaram 13 euros! Mais detalhes sobre a torta nesse post
França
9- Escargot
Nunca pensei que um dia comeria escargot! Mas a garçonete romena que nos atendeu nesse restaurante em Paris insistiu que era delicioso e que precisávamos experimentar.
Ela foi muito atenciosa até fez um tutorial mostrando como usar os talheres especiais para tirar a lesminha da concha para comer. Também nos indicou que o ideal era comer junto com o molho e o pão por ter um gosto mais forte. Comi, gostei e comeria de novo! Escrevi um post contanto detalhes dessa experiência.
10- Crepe
Um clássico francês, com opções de recheios que agradam à todos. Comemos numa creperia próxima a Catedral de Notre Dame. Nos foi explicado que existe diferenças nas receitas do crepe doce e do salgado, um usa farinha branca e o outro farinha escura.
A receita desse restaurante seguia a tradicional da Normandia (lugar de origem do crepe) onde o dono do restaurante nasceu. Embora bem diferentes, gostei muito do doce e do salgado.
11- Macarons
Outro doce típico francês encontrado com os mais diversos recheios. No primeiro andar da Torre Eiffel há o “Bar à Macarons” onde é possível comprar macarons e champagne para saborear enquanto aprecia à vista de Paris.
12- Gâteau au coeur coulant / Lava Cake
Esse bolinho é o que aqui no Brasil chamamos de “Petit Gateau”. Bolinho quente com recheio cremoso, que pode ser servido com sorvete ou não.
Lá na França você encontra ele com os nomes “Gâteau au coeur coulant” ou “Lava Cake”. Esse da foto nós preparamos na aula de culinária que fizemos na escola Cook’n with Class em Paris.
Alemanha
13- Chocolate Lindt
Mas a Lindt não é uma marca da Suíça? Sim ela é suíça, mas em Colônia na Alemanha ela tem o Museu do Chocolate (“Schokoladenmuseum”), onde é possível conhecer a origem da marca, a fabricação do chocolate, degustar e comprar muito na lojinha.
14- Cerveja Kölsch
A Kölsch é um tipo de cerveja alemã típico da região de Colônia. Ela é clara, suave e feita com malte. Eu não gosto de cervejas normais pelo gosto forte, porém essa eu gostei bastante justamente pela suavidade no sabor.
15- Bratwust mit Bratkartoffein und Beilagensalat
“Bratwurst” é uma salsicha alemã, composta por carnes de porco e vaca. O prato acompanha batatas fritas e salada. Um refeição tipica alemã, muito saborosa.
16- Wiener schnitzel
Wiener schnitzel é um prato austríaco bem popular na Alemanha. Apesar do nome estranho nada mais é que um “bife à milanesa”. Vem acompanhado de batatas fritas e salada.
17- Ham krakow sausage with Sauerkraut and potatoes
O melhor prato que comemos em toda a viagem! Ganhou pelo conjunto da obra e o sabor bem acentuado. Uma delícia! Trata-se de salsicha artesanal polonesa, purê de batata e chucrute (salada de repolho em conserva). Sensacional!
18- Apfelstrudel
Sobremesa austríaca muito popular na Alemanha. É algo tipo uma torta ou um rocambole de maçã quente servido com sorvete, chantilly e canela. Muito bom!
19- Spaghetti Neri
O sorvete mais louco que já vi! E parece ser bem popular em Colônia pois vimos em mais de um lugar. O sorvete é servido como se fosse um macarrão tipo spaghetti e as coberturas e demais toppings como se fosse o molho do macarrão. Sensacional!
Inglaterra
20- A pint of chips
“A pint of chips” nada mais é que um copo de batatas fritas servido nos pubs ingleses para acompanhar a cerveja, com molho de queijo e ketchup. Experimentamos no pub “Hawley” no bairro de Camden, o pub é conhecido por ter sido o preferido da Amy Winehouse.
E ai qual prato você mais gostou?
Qual não comeria de jeito nenhum?
Conte nos comentários!
Salve esse post no Pinterest:
Adorei e comeria todos! Fiquei muito curiosa pelo “espaguete de sorvete” haha
Uau! Um post para abrir o apetite! Já pude experimentar diversas opções das listadas e realmente foi uma ótima seleção. Fiquei curioso agora pelo bolinho de camarão com queijo na Bélgica, que não experimentei, mas tem um cara ótima.
Esse tipo de artigo devia ser proibido! Estou brincando, claro! 😀 Que delícia. Fiquei cheia de fome só de ver. Deu vontade de comer TUDO! 😀
Juny tu arrasou no post. Muita coisa ai não provei, já salvei para futuras viagens.
Já provei quase tudo da lista!!! :O :O :O
Só vou discordar que o melhor appeltaart é o do winkel 43 – que é famosérrimo. O melhor é o que a minha sogra faz, disparado (e o melhor, é de graça), hahahaha
E uma dica: já fui na loja em Colônia mas em Aachen, na Alemanha (divisa com sul da Holanda), tem a loja de fábrica da Lindt. É sensacional!
Alguns já experimentei, outros eu não acredito que não experimentei… Droga. O que me deu mais água na boca foi a torta de maçã da Holanda! Amei o post (como não amar comida, né? haha)
[…] post sobre as “20 comidas que você precisa experimentar na Europa” eu citei a torta da Winkel 43, mas hoje vou mostrar mais […]
[…] Na Europa fizemos uma lista de 20 comidas que você precisa experimentar. […]
[…] havia comentado um pouco sobre a gastronomia no post “20 comidas para experimentar na Europa“, aqui vou detalhar um pouco mais sobre os restaurantes que vistamos na […]
[…] também um post sobre 20 comidas que você precisa experimentar na Europa, vale a pena conferir a lista […]
[…] a nossa Eurotrip, além das comidas tradicionais de cada país, que contamos no post “20 comidas que você deve experimentar na Europa”, tivemos muito contato com a culinária asiática, que faz muito sucesso por […]
[…] Nós terminamos o dia no “The Hawley Arms” com cervejas artesanais e comendo “A pint of chips” nada mais é que um copo de batatas fritas servido nos pubs ingleses para acompanhar a cerveja, com molho de queijo e ketchup (esse prato foi citado no post “20 comidas que você precisa experimentar na Europa”). […]
Post maravilhoso hein? Há muito a se explorar agora! Vamo que vamo!
[…] 20 comidas que você precisa experimentar na Europa! […]
Só não provaria o escargot (é cultural, eu sei ,mas 😝) e nenhuma cerveja porque não bebo . Quanto ao resto ….VEEENHA!
Qual é o nome da padaria que tem escargô?