A capital paulista simplesmente não para. Com tantos bares, parques, restaurantes e cafés, as opções são tantas que fica difícil escolher o que fazer por lá. Mas se engana quem pensa que é preciso um grande orçamento para turistar, já que São Paulo tem muitos passeios gratuitos e imperdíveis
Em meio a tantos programas, separamos 5 atrações para visitar a qualquer hora do dia e que são gratuitas de segunda a segunda – ou pelo menos uma vez por semana. Veja abaixo:
1. Parque Ibirapuera
Um dos passeios gratuitos mais conhecidos de São Paulo é, sem dúvida, o Parque do Ibirapuera. Inaugurado em 1954, é um dos parques mais visitados do mundo e possui uma área de mais de um milhão e meio de metros quadrados. Lá é possível realizar uma infinidade de atividades: praticar esportes coletivos, correr, meditar, fazer exercícios, levar animais, fazer um piquenique e muito mais!
Entre os diversos atrativos e espaços do Ibirapuera, destacam-se a Praça Burle Marx, o Bosque da Leitura, a Praça da Paz e a famosa Lagoa do Ibirapuera, que possui trilhas para caminhada em seu entorno.
O vasto espaço do parque também abriga o MAM – Museu de Arte Moderna, que tem entrada gratuita todos os domingos e o Museu Afro Brasil, que é gratuito aos sábados.
2. Sala São Paulo
Os amantes da música clássica que visitam a capital não precisam gastar para ver uma das melhores orquestras do Brasil em ação. A Sala São Paulo, localizada na praça Júlio Prestes, oferece shows matinais gratuitos todos os domingos!
A sala é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo e sempre figura na lista dos mais belos espaços de show do mundo. O ambiente – projetado em 1925 – foi reaberto em 1999 com a apresentação histórica da sinfonia A Ressurreição, do compositor Gustav Mahler, e desde então se tornou referência na capital.
Além dos shows gratuitos, a Sala São Paulo também oferece visitas monitoradas que contam a história do prédio que abriga o espaço. A visita é gratuita aos sábados e domingos.
3. Pinacoteca
Um dos cartões postais de São Paulo, a Pinacoteca foi fundada em 1905 e é o museu de arte mais antigo do país. Além de sua importância histórica, o espaço abriga um dos mais importantes acervos artísticos originados no Brasil, com obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tomie Ohtake.
O museu também possui peças dos mais famosos pintores e escultores de todos os tempos, como Rodin, Pablo Picasso e Rembrandt. A Pinacoteca, que fica na Praça da Luz e tem um calendário repleto de exposições, ainda tem uma cafeteria e o Jardim da Luz, que foi inaugurado em 1825 e tem mais de 50 esculturas.
4. Caminhada Noturna
A Caminhada Noturna é um passeio imperdível em São Paulo para quem não conhece a capital. Uma vez por semana, as ruas do centro da cidade são palco do projeto, que recebe de 50 a 100 pessoas e é iniciativa de uma ONG que atua na região.
O objetivo é simples: contar como era São Paulo no passado e educar os participantes sobre os aspectos históricos, culturais e arquitetônicos dos principais atrativos da região central.
A iniciativa teve início em 2005 e, um ano depois, passou a contar com guias de turismo especializados na história de alguns dos pontos mais emblemáticos do centro – algumas paradas do roteiro são o Teatro Municipal, a Casa Alves de Lima (da década de 1930) , Edifício Copan, Edifício Itália, Galeria do Rock e Cine Marabá, de 1945.
5. Mirante 9 de Julho
O Mirante 9 de Julho, que fica bem próximo à Avenida Paulista, é um dos melhores passeios noturnos gratuitos de São Paulo. O local, inaugurado em 1938, ficou abandonado por mais de sete décadas antes de ser revitalizado em 2014, tornando-se um importante ponto de efervescência cultural da cidade.
Atualmente, o mirante abriga um café, um restaurante e um centro de cultura e artes que dialoga com várias linguagens e é palco de iniciativas como o Projeto 18:30 – sempre nessa hora começa uma apresentação musical gratuita.
Também acontecem oficinas, workshops, exposições e até apresentações de blocos carnavalescos. Outra atividade que acontece esporadicamente é o cinema ao ar livre, onde as escadas do mirante servem de poltrona. Não deixe de visitar o espaço, curtir o pôr do sol e depois curtir as diversas atrações que ali acontecem.
Não deixe de reservar um dos hotéis em São Paulo para aproveitar tudo o que a capital tem para oferecer. Animado para sua próxima viagem?!
Escreva nos comentários qual local você incluiria nesse roteiro!
*Este artigo é publieditorial
Salve esse post no Pinterest: