Todo mundo quando viaja à Cusco pensa só no roteiro histórico, não quer perder nenhuma ruína, nenhum lugar construído pelos Incas, nenhum museu.
Mas Cusco oferece muito mais aos turistas que querem ter experiências diferentes na sua viagem.
Gostamos muito de culinária e adoramos comer ceviche, um dos pratos mais conhecidos do Peru.
Então unindo o útil ao agradável porque não fazer uma aula de culinária local?
Existem várias opções em Cusco, mas optamos pela Peruvian Cooking Class, por ter o cardápio que procurávamos, pelas boas críticas no Tripadvisor e pelo atendimento rápido por email, sempre tirando todas as nossas dúvidas.
Eles oferecem 4 tipos de aulas:
- Full Classic Classes (aprox. 3.5 horas): 10:30 A.M. & 3:30 P.M.
- Short Class (aprox. 1.5 horas): 2:00 P.M.
- Chocolate Making Class (aprox. 2 horas): 7:00 P.M.
- Special Pachamanca/Watia Class (aprox. 5 horas): Somente sábado – 9:00 A.M.
Nós optamos pela “Full Classic Classes”, para o almoço com o cardápio: Sopa de Quinoa, Ceviche, Chocotejas e Pisco Sour.
Além de nós, na aula haviam mais 5 americanas, elas escolheram o prato principal Ají de Gallina, e o chef, Javier, deixou fazermos pratos principais diferentes.
A aula começa com a degustação de algumas frutas peruanas. Depois lemos todas as receitas e o professor vai anotando tudo que não tem e precisa comprar no mercado.
Geralmente as compras são feitas no Mercado de San Pedro, que é frequentado por turistas. Mas nesse dia ele estava fechado para limpeza e tivemos que ir num outro mercado frequentado essencialmente por locais, o que deixou a experiência um pouco mais interessante.
No mercado o Javier ia comprando os ingredientes e nos explicando sobre eles. Por ser um mercado fora do circuito turístico, acabamos chamando um pouco a atenção durante as nossas compras.
De volta à aula, começamos os trabalhos, todo mundo ajudando cortando os legumes para sopa de Quinoa.
Depois começamos a cortar tudo que ia no Ceviche. Foi incrível! Nunca imaginei que conseguisse fazer um ceviche completo e saboroso.
Quando você corta o peixe (nesse caso foi Truta) e coloca junto com o limão e os demais ingredientes, você não acredita que o peixe vai “cozinhar” tão rápido no limão e pegar todo aquele sabor maravilhoso.
Depois ainda fizemos as Chocotejas, que são como bombons que podíamos escolher os recheios. E para beber preparamos o Pisco Sour.
Cada detalhe foi acompanhado de perto pelo Javier e sempre que necessário ele nos corrigia, pedia para cortar mais fino, temperar mais, etc.
Depois dessa aula eu tenho plena confiança que consigo fazer um ceviche em casa, coisa que até então achava bem difícil.
As meninas que fizeram a aula conosco foram bem simpáticas e comunicativas, rolou uma boa vibe! =)
Conversando com o Javier, ele nos contou que poucos brasileiros buscam essas aulas, que a maioria do publico é americano e canadense. O que é uma pena porque a experiência é muito boa.
A aula de culinária na Peruvian Cooking Class foi muito especial, para mim foi muito além de aprender a fazer comidas típicas, foi uma imersão cultural e superação de alguns limites que tenho em relação as minhas habilidades culinárias. Recomendo muito!
Fotos dos pratos prontos:
Foto do grupo todo durante o almoço:
Peruvian Cooking Classe
- Aulas todos os dias, agendamentos via email
- Endereço: Calle San Juan de Dios, 283 – Cusco
- Site: http://www.peruviancookingclasses.pe/
- Email: peruviancookingclasses@gmail.com
- Veja as opiniões no Tripadvisor
* Fizemos a aula através de parceria com a Peruvian Cooking Classes, mas as opiniões expressadas aqui são sinceras sobre a nossa experiência.
Sua viagem para o Peru
Mais Dicas no Blog
Temos muitos posts com outras dicas sobre o Peru acesse todo o conteúdo
Guia Peru
O e-book do Guia Peru: lugares incríveis tem informações preciosas sobre as principais cidades da Peru e Machu Picchu, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a Peru é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar no Peru já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. E todo mundo está sujeito ao mal de altitude. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- O site “Get your Guide” tem tours para Machu Picchu, Vale Sagrado, Puno e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pelo Peru.
Salve esse post no Pinterest:
A experiência de se fazer uma aula de culinária em um país com cultura gastronômica tão incrível quanto o Peru deve ser totalmente incrível. Adorei as dicas e já estou planejando colocar esta atividade em minhas próximas trips. Valeu pelo ótimo post!
Ahhhh! que legalll! Fiz um parecido com ceviche também mas esse seu foi muito mais completooo! Adorei!
Adorei! Que experiência incrível. Fazer aula de culinária em um país com tanta referência gastronômica deve ser demais. Parabéns pelo post!
Amo tudo que venha do Peru, principalmente o povo e a comida! 😀
Adorei sua experiência.
Que experiência incrível fazer uma aula culinária num país como o Peru que tem tantas coisas gostosas.
Eu adoraria fazer uma aula dessas ainda mais que a culinária peruana é incrível. Adorei!
Nossa que legal, uma experiência demais!! Adorei.
Também adoro ceviche! Acho que ia adorar essa experiência. Como estou com uma viagem pro Peru esse ano, acho que vai dar pra encaixar, eba!
Que demaaais! Quero muito, com certeza vou fazer quando visitar Cusco.
Pra mim, a gastronomia é uma das melhores maineiras de entender uma cultura.
Ps – posta a receita do Ceviche!! rs
Excelente dica! Essas experiências transformam nossa viagem além das visitas aos pontos turísticos! Parabéns pelo post.
ahh que experiencia legal! eu fiz uma aula de culinaria no Vietnã e digo q foi bem parecido, tambem visitamos o mercado, aprendemos alguns ingredientes e depois colocamos a mao na massa!!! otima ideia fazer no Peru, é uma das gastronomias mais diferentes no mundo!
Oi Ana ” apureguria” !
Adoro suas postagens, estou salvando váaarias dicas para futuras viagens .
[…] Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes! […]
[…] Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes! […]
[…] contamos sobre a aula de ceviche e da de chocolates no Peru, a aula de empanadas na Argentina, a aula de massas e risotos no Brasil e […]
[…] Encontramos a Peruvian Cooking Class que além de ceviche, o chef Javier nos deu uma aula com um menu completo (Sopa de Quinoa, Ceviche, Chocotejas e Pisco Sour) e a experiência de comprar os ingredientes em um mercado local, o que deixa tudo ainda mais interessante. Contamos todos os detalhes dessa experiência nesse post. […]
[…] Peruvian Cooking Class (Aula de Culinária Peruana) 120 soles, Calle San Juan de Dios 283 – Post com detalhes sobre a aula […]
[…] Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes! […]
[…] Já fizemos aulas assim no Peru, na França e na Tailândia, mas nenhum lugar nos chocou e nos tirou da nossa zona de conforto como o mercado no Camboja. […]
[…] Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes! […]
[…] Fazer aula de culinária em Cusco (Peru) […]
[…] Fizemos uma aula de culinária em Cusco (Peru) com um menu completo, mas não pudemos nos aprofundar nas técnicas do ceviche. Em outra oportunidade também fizemos a cobertura do festival peruano do Mercure. […]
[…] Aula de culinária em Cusco: Peruvian Cooking Classes! […]
[…] pode faltar no nosso roteiro uma aula de culinária do lugar. Já fizemos aula de culinária no Peru, Argentina, França, Camboja e […]