A cada dia tenho me apaixonado mais por corrida e caminhada, então fazer trilhas tem sido algo que estou buscando para agregar na minha vida fitness.
Além de ser uma atividade saudável, também é uma forma de conhecer lugares e estar em contato com a natureza.
Se você lê o blog, já ter visto a minha lista de “30 coisas para fazer antes dos 30”, trilha e camping são alguns dos itens dessa lista.
Por todos esses motivos quando vi no Facebook sobre o passeio da Ecovaletur “Trilha e camping na Pedra da Macela em Cunha-SP”, foi amor a primeira vista! Havia tudo que eu estava buscando em uma aventura.
Como chegar
O local da pedra fica um pouco distante do centro da cidade de Cunha-SP. Para chegar é necessário pegar uma estrada não pavimentada, que também é o caminho para a “Cervejaria Wolkenburg”, que já foi assunto aqui no blog outro dia.
O passeio é feito nos fins de semana, saímos de São José dos Campos-SP por volta das 13h, tínhamos que chegar em Cunha à tempo de ver o pôr do sol.
Houve uma parada em Taubaté também. E havia um pessoal que veio de outras cidades que se encontrou com o nosso grupo no estacionamento, ultimo ponto antes da subida.
O pôr do sol
Fomos em família. Além de nós, foi também foi a mãe e o padrasto do Leo. Haviam pessoas de todas as idades, é um passeio bem versátil.
É muito importante ir com roupas em camadas (usamos as que compramos para ir em Bariloche) pois o frio à noite e na madrugada é bem intenso, venta muito. Usamos também botas de trekking.
O trajeto não é longo, mas é muito íngreme. O primeiro quilometro você faz com o mochilão e tudo mais que você vai levar para o camping, isso torna a subida um pouco mais difícil, por causa do peso.
Após deixar tudo no camping, tem mais um quilometro de subida íngreme, só que bem mais leve, levei somente o casaco corta vento e a maquina fotográfica.
É incrível a vista lá de cima, de um lado é possível ver as montanhas do Vale do Paraíba, do outro é possível ver o litoral, a região de Paraty.
Haviam muitas pessoas “roots” fazendo camping lá na pedra, com pouca estrutura. Lá venta demais. Eu preferi fazer o passeio dessa forma, contando com mais estrutura.
O pessoal da Ecovaletur tira muitas fotos do grupo, mas nós também levamos câmera para tirar as nossas. Ficamos divididos entre curtir aquele momento lindo e tentar capturar belas imagens.
O acampamento
Voltando ao acampamento, havia na cabana banho quente para relaxar. E para o jantar 3 tipos de caldinhos (abóbora com gorgonzola, quirerinha e feijão), chocolate quente e choconhaque. Nós também levamos queijos e vinho.
Foi uma noite muito divertida, conversamos bastante com o pessoal que conhecemos no passeio, a comida estava muito boa e quentinha, para ajudar com frio que estava fazendo lá.
O céu estava lindo, muito estrelado, lua crescente. Nunca havia visto daquela forma, sem luzes artificiais por perto, que atrapalham a visão.
A Ecovaletur disponibilizou barraca para todos. Dentro delas haviam isolante térmico, sacos de dormir e cobertor. Tudo de muita qualidade e novo.
Deu para passar a noite sem sentir frio, com o máximo de conforto possível em um camping. Curti a experiência e quero repetir.
O nascer do sol
No dia seguinte, todos acordamos por volta das 4h da manhã. Houve tempo para se arrumar, tomar um cafezinho quente e começar novamente a subida, com a ajuda de lanternas, pois ainda estava tudo escuro.
O sol não espera, então não dá para demorar muito para começar a subida, não se pode perder esse momento.
O espetáculo do nascer do sol lá em cima, diante do litoral de Paraty, o sol chegando aos poucos e iluminando a paisagem, é uma experiência única!
É um daqueles momentos que vou guardar para a vida toda, que é difícil descrever ou expressar com fotos todas aquelas cores e aquele espetáculo.
Depois desse momento lindo do nascer do sol e de muitas fotos épicas, hora de voltar para o acampamento para ter um café da manhã bem caprichado e arrumar as coisas para partir.
A Pedra da Macela é um lugar tão lindo e tão perto de onde moro, que eu já deveria te ido conhecer. Muitas vezes bate aquela preguiça ou você acha que não vai conseguir, por isso é bom ir em um grupo.
Toda a equipe da Ecovaletur (Filipe, Amanda e Fernando) foram muito atenciosos conosco durante o fim de semana. Além de dar suporte durante o passeio, sempre dão um apoio motivacional para que todos consigam subir.
Esse passeio é um dos mais procurados na temporada de inverno, então haverão outros em várias datas, para saber mais olhe o Facebook da Ecovaletur.
Tivemos um fim de semana muito agradável e cheio de aventura em família. Adorei a experiência e estou treinando para conseguir encarar uma trilha maior da próxima vez!
Onde se hospedar em Cunha
Abaixo vou listar algumas sugestões de pousadas para o seu fim de semana em Cunha-SP:
- Restaurante e Pousada São Miguel
- Pousada Antigo Caminho Do Ouro
- Pousada Vinícola Vale do Vinho
- Latitude Lodge
- Pousada da Oma
- Quarto Chic no centro de Cunha
Índice de posts sobre Cunha-SP
- O que fazer em Cunha-SP: roteiro de 2 dias (fim de semana)
- Conheça O Lavandário
- Trilha e Camping na Pedra da Macela
- Tour pela Cervejaria Wolkenburg
- Centro histórico de Paraty-RJ
- Dica para o feriado: 10 viagens bate-volta de carro para fazer em São Paulo!
- Fazenda Aracatu em Cunha-SP, onde se deliciar com os sabores da roça!
Salve esse post no Pinterest:
* Fizemos os passeios através de parceria de desconto com a Ecovaletur, mas as opiniões expressadas aqui são sinceras sobre a nossa experiência.
Que lindo este passeio. Que linda a vista lá de cima. Ai, e que delícia este jantar no acampamento. Gostei muito do relato e da experiência.
Que local inspirador e que vista! E essa comidinha deliciosa deixa água na boca! Obrigado pela partilha e pela experiência!
Esse trilho parece legal. Já toei nota. Quem sabe um dia não tenho oportunidade de conhecer! 😀
Esse contato com a natureza rejuvenesce e nos revitaliza né?! As paisagens são lindas, os nascer do sol estava maravilhoso e correr e caminhar é bom demais. Fiquei passeando por seu texto e pensando que estou precisando de alguma coisa bem assim! 🙂
Jà ouvi muita gente falar sobre as trilhas em Cunha e fiquei morrendo de vontade! Adoro trilhar pela natureza!
Infelizmente, com o filhote, esse tipo de aventura fica mais difìcil (eu nao viajo sem ele), mas està na minha lista para quando ele começar a ser mais independente!
😉
Trilha e acampamento não saõ bem a minha praia, mas o passeio parece ter sido maravilhoso. Muito boas dicas também. Parabéns!
Que passeio bacana! Adorei as fotos do por-do-sol! Como vocè, também gosto cada vez mais de caminhadas e corrida e por isso esse post me interessou muito!
O post caiu como uma luva para mim que estou começando a me interessar por trilhas, fiquei encantada com o por do sol!
Que demais esse passeio! Confesso que não sou grande amante de trilhas, mas quando a gente tá lá, sentindo toda aquela natureza ao redor, a opinião muda. E sem contar ter a chance de ver um por do sol lindo desse, coisa divina!
Simplesmente amo lugares assim!
Bom dia, poderia me dizer se caso eu vá sózinho (sem a ecovaletur) eu consigo acampar por la tb? Obg e desde já agradeço
Nesse camping qu ficamos acho que só faz para EcoValetur.
Mas pode fazer camping selvagem, lá em cima, na pedra. Tinha muita gente fazendo. Precisa levar tudo porque não tem nenhuma estrutura.
Que vontade de fazer umas trilhas assim, viu? Faz tempo que não tenho acordo cedo pra ter esse contato tão próximo com a natureza. Obrigado por me inspirar a trilhar mais por aí!
[…] junho fiz uma trilha e camping em Cunha-SP para conhecer a Pedra da Macela. Foi demais! Minha primeira trilha de verdade e dormir numa barraca de camping pela primeira vez […]
[…] Passeio com trilha e camping na Pedra da Macela em Cunha-SP […]
[…] os desafios e aventuras que vivi no blog (escalada na montanha, corrida “Bravus Race”, trilhas, mergulho…etc.). E Irei contar tudo! Me aguardem! […]
[…] Rapel na cachoeira é super seguro, olha só que legal essa corda! Leia mais sobre essa aventura Quase quebrei o nariz quando o bote do rafting virou, mas tá tudo certo, foi só um susto! rs Olha só que lindo essa trilha, mãe! Só é um pouquinho alto! rs Saiba mais sobre a trilha para a Pedra da Macela em Cunha-SP […]
[…] fazem camping selvagem na pedra, é necessário levar tudo porque não há nenhuma estrutura. Nós fizemos o camping e a trilha, foi uma experiência […]
[…] é bem versátil, tem atrações desde os aventureiros, até familias: trilha da pedra da macela, o lavandário, cervejaria Wolkenburg, cachoeiras, Ateliês de Cerâmica, […]
Oi, gostaria de saber se vocês lembram o nome do camping ou tem site/contato. Obrigada!
Oi Damila, o camping que ficamos é da empresa Ecovaletur, eles tem essa estrutura própria lá. Não sei se eles utilizam só para os grupos que fecham a trilha com eles ou se vendem a hospedagem no camping a parte.
[…] de ir para a Pedra da Macela em Cunha-SP tenho buscado novas aventuras com trilhas pela região do Vale do […]
[…] Trilha e Camping na Pedra da Macela […]
[…] Trilha e Camping na Pedra da Macela […]
Tem o nome deste camping ou contato na Pedra da Macela.
Bom dia Ivanildo, o camping é dessa empresa https://ecovaletur.com.br/roteiro/pedra-da-macela/
[…] Trilha e Camping na Pedra da Macela […]