Início Polônia Cracóvia O que fazer na Cracóvia (Polônia) - roteiro para aproveitar 4 dias...

O que fazer na Cracóvia (Polônia) – roteiro para aproveitar 4 dias na cidade

Por Roberta Ribeiro Araújo

Vai, confessa: a Polônia não é um dos primeiros lugares que vem à mente quando você pensa em viagem, né? O país, porém, sempre fez parte da minha wishlist de destinos e em 2017 eu pude realizar um dos meus maiores sonhos e visitar Cracóvia e Varsóvia. Vem comigo que descobrir o que fazer na Cracóvia.

O que fazer na Cracóvia

Comece fazendo um free walking tour

Minha primeira dica de o que fazer na Carcóvia, na verdade serve para qualquer cidade do mundo praticamente: faça um walking tour gratuito! Na Europa essa prática é bastante comum – existem inúmeras empresas que fazem o serviço.

Os guias são locais, muitas vezes professores, turismólogos ou até mesmo entusiastas da sua cidade, e te levam a passeios de 2 a 3 horas de duração pelos principais pontos da cidade. O tour é gratuito, o pagamento fica a critério do turista – do quanto você achar que valeu o tour e a “aula” e o quanto você pode pagar. É ou não é o melhor jeito de conhecer uma cidade?

Passear pela Praça do Mercado

Após o walking tour, gosto sempre de voltar em lugares que mais me interessaram e na Cracóvia, com certeza um desses lugares é a Rynek Główny – ou, a Praça do Mercado.

O Project for Public Spaces (PPS) listou, em 2015, a praça como o melhor espaço público na Europa devido à sua vida de rua animada, e ela é considerada a maior praça medieval da Europa! Nela você encontra a Basílica de Santa Maria, datada do século XIV e também o Cloth Hall (Sukiennice), considerado o shopping mais antigo do mundo, e sua atual estrutura renascentista data de 1555.

Visitar a Fábrica de Schindler

Eu e meu marido, Leandro, gostamos muito da história da Segunda Guerra Mundial, então toda oportunidade que temos de visitar algum museu sobre o assunto, nós aproveitamos! A Fábrica de Schindler era um dos meus maiores desejos e visitar o local foi uma experiência incrível!

Oskar Schindler foi um empresário alemão e judeu, que salvou 1.100 judeus do extermínio, colocando-os como trabalhadores em sua fábrica de utensílios de cozinha e na visita você consegue ver os nomes de cada um que foi salvo, bem como a sala de Schindler, o local onde eram produzidos os utensílios e ler muitas informações importantes. É uma visita, sem dúvida, emocionante e imperdível.

Conhecer o complexo do Castelo de Wawel

O complexo é um dos lugares mais bonitos que já visitei. Nele existem diversos pontos de interesse, como a Catedral de Wawel, considerada o centro espiritual da Polônia e um símbolo da história da nação polaca.

Lá você pode visitar também o Museu Catedralício João Paulo III, dedicado ao querido Papa, o Palácio Real e a famosa Caverna do Dragão: conhecida em toda a Polônia, segundo a lenda esta caverna foi o lugar onde morou o Dragão de Wawel. A gruta conta com túneis de 270 metros de longitude e chega até a margem do Rio Vístula, de onde se pode ver uma escultura do dragão.

Conhecer Kazimierz, o bairro judaico

Pra mim era muito importante conhecer um pouco mais sobre a vida dos judeus na Cracóvia, então aproveitamos que a empresa do Free Walking Tour fazia um tour pago à Kazimierz e fechamos o passeio.

O tour passa por diversos pontos importantes para os judeus, como uma sinagoga que foi destruída na época da guerra e teve suas paredes cobertas de tinta para que as preces não fossem vistas.

Visitamos também o gueto judaico e vimos partes do muro que separava a cidade do gueto. Com certeza é uma atividade mais intensa, mais contemplativa, mas que faz todo sentido ser feita estando numa cidade tão icônica da Polônia, como Cracóvia.

Fazer um bate e volta à Auschwitz

Impossível ir à Cracóvia e não visitar Oświęcim, mais conhecida como Auschwitz – o mais famoso campo de concentração do mundo. O complexo fica a 50km de Cracóvia e pode ser acessada através de trens, super limpos e rápidos.

Na hora de planejarmos o que fazer na Cracóvia, a visita ao Memorial e Museu Auschwitz-Birkenau foi uma escolha certeira. Faz parte de toda a imersão que se faz sobre a Segunda Guerra na Polônia, mas é muito necessária para entender do que o homem é capaz, e mais ainda – que não pode nunca mais ser repetido.

Gostou desse post? Acompanhe meu blog, Mapa de Sonhos, onde eu compartilho minhas experiências de viagens, com muitos relatos, roteiros e dicas!


Roberta Ribeiro Araújo


Quer escrever um Guest Post contando sobre o seu roteiro favorito aqui no Juny pelo Mundo? Mande um email para junypelomundo@hotmail.com



Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir