Planejei essa viagem para a Tailândia por muito tempo, queria escolher cada detalhe para aproveita-la ao máximo e tornar tudo especial.
Além das atrações conhecidas e do ecoturismo, sempre gosto de incluir experiências gastronômicas no roteiro.
Eu tinha um dia inteiro para fazer um bate-volta para as ruínas da cidade histórica Ayutthaya, que já foi uma das capitais do Reino de Sião.
Em minhas buscas encontrei a empresa “TakeMeTour” que faz não só um tour completo pelas ruínas de Ayutthaya, como também incluía experiências gastronômicas locais no roteiro.
Com isso não tive dúvidas e escolhi o roteiro “Ayutthaya from Bangkok: Temples & Home-Cooked Tom Yum Kung at Shrimp Farm”. Que consiste em conhecer as ruínas históricas pela manhã e um almoço numa fazenda de camarões a tarde.
Esse tour foi feito em parceria com a empresa “TakeMeTour” e ministério do turismo “Tourism Authority of Thailand”. Eles queriam promover o programa “Local Table” que reúne diversos tours com experiências gastronômicas locais, por isso enviaram uma pessoa para filmar e fotografar nosso tour, o que resultou no clipe promocional do tour abaixo:
Nossa guia nesse tour foi a Mai, uma simpática tailandesa que além desse tour tem muitos outros que envolvem gastronomia e atrações da região de Bangkok.
Não vou me ater à muitos detalhes sobre Ayutthaya, porque depois farei um post separado para detalhar a visita aos templos. Nós visitamos os três principais da cidade, que são:
Wat Yai Chai Mongkhon, que é o cartão postal de Ayutthaya, um dos mais conhecidos. Tem um buda reclinado e aquela fileira de budas com roupas amarelas. (que no dia que fomos só tinha alguns com roupa, devem ter colocado para lavar! rs)
Depois fomos no Wat Phanan Choeng que é um templo que tem influencias chinesas, tem um grande Buda e é perto de um rio, onde pudemos alimentar os peixinhos, muito legal!
Finalizamos no sensacional Wat Mahathat onde tem a cabeça do Buda entre as raízes das arvores. E as ruínas desse templo são muito parecidas com o estilo de Angkor Wat no Camboja.
Após conhecermos os templos partimos para a fazendo de camarões da Mai em Suphan Buri. Mas antes ela parou para nos mostrar uma pequena fábrica de um doce local. É tipo um algodão doce em tiras que você enrola numa panqueca, inusitado e gostoso.
Para podemos almoçar um Tom Yum Kung de camarão (que é uma sopa típica tailandesa) tivemos que antes pesca-los. Foi uma experiência muito interessante!
Primeiro o Tio da Mai nos mostrou como jogar a rede. Depois foi a vez do Leo tentar… Ficou bem legal na foto, mas o resultado não foi muito bom… Foram poucos camarões! rs Na segunda e terceira vez ele teve mais sorte.
Com os camarões fomos à fazenda para a Mai começar a preparar o banquete do almoço. Enquanto isso o marido da Mai nos levou para mostrar mais sobre a fazenda de camarões e também a fazenda vizinha que produz flor de lótus!
E descobrimos que a lótus tem uma semente comestível, experimentamos e é tipo uma castanha.
Além da sopa Tom Yum Kung de camarão, a Mai preparou um peixe inteiro frito, arroz, camarões ao alho e óleo e cogumelos empanados. Foi um grande banquete! Uma das melhores refeições de toda a nossa viagem.
E além de toda a experiência gastronômica foi interessante conhecer a cultura e os costumes locais. Por exemplo, almoçamos sentados em cima da mesa, comendo apenas com uma colher tailandesa (é um pouco diferente de uma colher comum) e as mãos.
Foi uma imersão tão grande nos reais costumes de uma família normal que vive no campo na Tailândia, coisa que jamais teríamos fazendo um tour normal, coisa que só o Local Table consegue nos proporcionar.
Depois do almoço descansamos um pouco na fazenda e ainda teve tempo para mais uma aventura! A Mai nos mostrou um tipo de moto com um suporte para passageiros muito usada pelo povo da região e demos uma volta nela pela fazenda.
Nosso tour já havia acabado e estávamos voltando para Bangkok, quando a Mai resolveu parar para nos mostrar um local muito interessante. É uma estrutura de bambu feita para ser algo tipo um galinheiro e que dá acesso à um mercado flutuante local (verdadeiro, nada de mercado para turista ver).
E o por do sol mais lindo da viagem não era parte do roteiro, assistimos esse espetáculo enquanto caminhávamos pelo local.
Se um dia eu voltar à Tailândia vou reservar vários dias para fazer esse tipo de tour do Local Table, tem em outras cidades além de Ayutthaya : Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, etc. Devem ter outras tantas boas experiências de imersão na cultura e na gastronomia para serem descobertas.
E eu só tenho à agradecer à Mai por esse dia, foi muito além de visitar as ruínas de Ayutthaya e comer um delicioso Tom Yum Kung de camarão, foi um dia onde tivemos tantas experiências valiosas para a vida, conhecemos de perto a simpatia e vida simples do povo de Suphan Buri.
Viagens são valiosas e nos transformam quando buscamos esse tipo de experiência, que vai muito além de conhecer as atrações turísticas famosas do lugar, é se conectar com pessoas, ir à fundo na cultura local.
*Agradecemos a empresa TakeMeTour e Tourism Authority of Thailand pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.
Salve esse post no Pinterest:
Adoro viagem com experiência gastronômica. É uma forma muito interessante de conhecer uma cultura. Adorei aprender com você sobre a existência da colher tailandesa e esse hábito de comer sentado na mesa. Ótimo texto!
Juliana, que sonho de viagem – e que experiência esta! Muito legal ter um guia local e visitar e fazer coisas menos turísticas e exclusivas.
Dicas anotadas porque ainda não conheço a Tailândia mas está na minha lista. O lugar é lindo e as tuas fotos estão super legais! Obrigada por compartilhar
Fizemos esse passeio e voltamos encantados com essa cidade Tailandesa. Sem dúvida uma passeio imperdível para quem vai para Bangkok.
Que passeio maravilhoso, queremos muito fazer essa viagem, que cores, que mundo diferente.
[…] Local Table: Tour nos templos de Ayutthaya e delicie um tradicional Tom Yum Kung numa fazenda de cam…esse tour na parte da manhã é focado nos templos históricos da cidade de Ayutthaya e a tarde tem uma experiência incrível na fazenda de camarões da guia Mai. Você pesca os camarões e ela faz um almoço delicioso com eles. Saiba tudo sobre essa experiência. […]
Eu acho a comida asiatica tão linda, o modo que é servida!
[…] Fizemos um tour para conhecer as ruínas da cidade histórica de Ayutthaya, mas que foi muito além. Nossa guia era uma moradora local que nos levou para a sua fazenda de camarões. Nós pescamos os camarões e comemos um almoço delicioso. […]
[…] Almoçar com desconhecidos numa fazenda de camarões na Tailândia e participar de uma propaganda do… […]