Sou fã do programa de televisão “Masterchef” e sempre vendo as avaliações e dicas dos chefs dá aquela vontade de conhecer e experimentar a comida que eles fazem.
Ano passado fomos ao Restaurante SAL do chef Henrique Fogaça (leia o post aqui) e foi uma experiência gastronômica incrível!
A chef Paola Carosella tem como seu restaurante principal o “Arturito“, mas ela também tem uma rede de empanadas artesanais chamada “La Guapa” que conta com 3 endereços em São Paulo nos bairros Jardins, Itaim e Pinheiros.
Eu tive a oportunidade de conhecer a unidade do Jardins que fica dentro da Livraria da Vila, que fica na Alameda Lorena 1731. O endereço é próximo da Oscar Freire e também da Carlo’s Bakery, que visitei no mesmo dia.
As empanadas tem o preço fixo de R$ 7,50, mas há opções de combos para levar mais unidades com desconto ou com outros alimentos.
As empanadas tem os seguintes recheios:
- Salteña: Carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida.
- Humita: Milho verde, manjericão e queijo.
- Frango caipira livre! com legumes e ervas frescas
- Cremosas de Espinafres: brócolis com muçarela, ricota e parmesão.
- Pucacapas: Cebolas caramelizadas, levemente apimentadas e queijo derretido.
- Amarritos: Enroladinhos de presunto e queijo com alecrim.
- Porteñas: 2 queijos, tomate e manjericão.
- Vegana: Massa de quinoa e azeite, recheio de brócolis, abóbora, abobrinha e nozes pecã.
Além delas, também há saladas, alfajor, sorvetes artesanais e tabletón.
Eu comi Salteña, Amarritos e Porteña. Todas tem um tempero bem marcante com especiarias, são muito saborosas.
A minha favorita foi a Salteña que é a empanada tradicional de carne, com um tempero diferenciado das empanadas vendidas em outros lugares.
O ambiente é bem decorado e descontraído, afinal está dentro de uma livraria, um bom lugar para fazer uma pausa entre as leituras.
A chef Paola Carosella faz jus a sua fama com essas empanadas que vão muito além do tradicional, tem um tempero único, conseguem se destacar.
Quero muito voltar para poder experimentar outros sabores das empanadas e também para conhecer as sobremesas. Uma ótima dica para quem vai para SP!
Receita das empanadas
E a nossa querida masterchef divulgou recentemente a receita da sua empanada salteña, confira abaixo. Essa receita rende 12 unidades.
INGREDIENTES:
Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo;
- 115 g de banha de porco;
- 1 xícara de água morna;
- 10 g de sal refinado.
Para o recheio:
- 400 g de carne moída (acém);
- 400 g de cebola picada brunoise;
- 50 g de banha de porco;
- 50ml de azeite de oliva;
- 1 folha de louro fresco;
- água quente;
- 1 xícara de café;
- 3⁄4 colher de sopa de cominho em pó;
- 3⁄4 colher de sopa de páprica;
- 3⁄4 colher de sopa de pimenta calabresa moída;
- Sal e pimenta-do-reino;
- 4 talos de cebolinha cortados bem finos;
- 2 ovos cozidos cortados em cubinhos;
- 1 batata cozida cortada em cubos pequenos;
- uvas passas (opcional).
MODO DE PREPARO:
Massa: Numa panela, amornar a água. Desligar o fogo, acrescentar a banha e deixar derreter. Colocar a farinha numa bacia (“eu gosto de peneirar as farinhas sempre’’). Junte com o sal e acrescente a mistura de água e banha ainda quente. Amasse até formar uma massa lisa, bonita, agradável de se trabalhar. Embrulhe num pano ou filme plástico e descanse na geladeira até a massa ficar firme, por pelo menos quatro horas e até 24. Após o descanso, corte em 12 porções ou bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena, e estique com o rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura, aproximadamente. Outra forma é abrir a massa inteira com rolo e depois cortar os discos com cortador de 13cm. (Guarde as aparas; pode-se amassar de novo para mais empanadas ou assar sem recheio, polvilhadas com sal, e servir como bolachas, ou ainda misturar a massa com sementes de erva-doce e raspas de limão, fritar no óleo e polvilhar com açúcar de confeiteiro.) Pode empilhar uma sobre a outra. A massa não vai grudar, e isso evita que ela seque. Se não for preparar as empanadas na hora, embrulhe novamente num plástico ou pano de cozinha e guarde na geladeira até a hora de rechear. Não é recomendável guardar a massa por mais de 24 horas. Para assar: use um forno muito quente (“a massa e o recheio se comportam muito melhor num forno quente, e o “queimadinho” é importante’’). Coloque as empanadas numa fôrma própria para forno, untada com um pouco de óleo (“bem pouco, pois a massa já tem banha’’). Deixe um espaço entre uma empanada e outra. Pincele com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional). Cozinhe por dez minutos ou até ficarem douradas.
Recheio: Refogue as cebolas na banha e no azeite, junto com o orégano e o louro, até ficarem bem murchas, sem queimar, no fogo baixo. Acrescente a páprica, o cominho e a pimenta. Misture sem deixar grudar no fundo. Acrescente a carne e cozinhe até o momento em que começar a mudar de cor. Nesse momento, acrescente a água. Corrija sal e pimenta. Leve à geladeira e deixe esfriar por no mínimo três horas, ou de um dia para o outro. Uma vez frio, acrescente a batata, o ovo e a cebolinha. Monte as empanadas para assar.
La Guapa Empanadas Artesanais e Café
- Jardins: Alameda Lorena 1731
- Itaim: Rua Bandeira Paulista 446
- Pinheiros: Rua dos Pinheiros 248B
- Site: http://www.laguapa.com.br/
Leia nossos outros posts sobre Masterchefs:
- Restaurante SAL do masterchef Henrique Fogaça
- “Tanta” o restaurante do masterchef Gastón Acurio em Lima (Peru)
- Cake Boss Cafe em Nova York
- Carlo’s Bakery em São Paulo
Salve esse post no Pinterest:
Acho que eu não conseguiria escolher um sabor só! ahaha Todas parecem muito incríveis <3 Adorei o post. 🙂
Huuum, deu água na boca….
Achei que por ser produto de uma chef renomada o preço seria absurdo, mas é muito justo. Estou impressionada. Espero um dia ter a chance de experimentar.
Sou louca pra experimentar as empanadas da Chef Paola, já li várias reviews ótimas sobre e foi muito bom encontrar uma positiva aqui também, Jú 🙂
Em minha próxima ida a SP vou seguir suas dicas e ir provar <3
Beijos.
[…] argentina em SP não pode deixar de prestigiar a La Guapa, da Chef Paola Carosella, a Juny do blog Juny pelo Mundo conta tudo aqui nesse […]
[…] Empanada, na verdade, é como um pastel português daqueles recheados e assados em forno com o tradicional formato meia lua, sabe? Aqui no Brasil já têm bastante lugares que as fabricam e vendem – ainda bem! – na minha cidade, São José dos Campos, ainda não encontrei nenhum lugar, mas tenho visto que elas chegaram em muitas localidades, como em SP onde a Chef Paola Carosella traz a sua famosa receita de empanadas no La Guapa, a Juny do blog Juny pelo Mundo já foi e conta tudo aqui no post. […]
Fui duas vezes, mas em outra unidade. Já experimentei a salada e o tabletón de doce de leite também, são uma delícia!
Adoro o La Guapa o menu executivo também é ótimo, a salada é bem farta e com as empanadas mata fome. Não resisto ao Tabletón também, cada visita é uma scalorias acumulada.
[…] “La Guapa” as empadas da masterchef Paola Carosella […]
[…] inicio de Abril fiz um rolê em São Paulo, comi as empanadas da masterchef Paola Carosella, os doces do Cake Boss, vi uma palestra sobre Pinterest e tirei muitas fotos no Beco do Batman. E […]
[…] “La Guapa” as empadas da masterchef Paola Carosella […]
[…] “La Guapa” as empadas da masterchef Paola Carosella […]
[…] Ele também é um dos principais jurados do programa Masterchef no Peru. E como vocês já sabem, eu sou fã do programa e adoro conhecer os restaurantes dos chefs, no Brasil já fui no “Sal” do Henrique Fogaça e no “La Guapa” da Paola Carosella. […]