Continuando a nossa Garden Route, de Mossel Bay até Hermanus são por volta de 310 km, foi o maior trecho de estrada que pegamos durante a viagem.
Foi também um dos trechos mais lindos da rota. Saímos pelas praias do litoral de Mossel Bay e adentramos pelas fazendas, vinícolas e grandes campos de trigo quando aproximamos de Hermanus.
Whale Watching
Hermanus é a melhor cidade da África do Sul para fazer o “Whale Watching”, ou seja, avistar baleias em alto mar!
Chegamos por volta das 13h30 em nossa hospedagem. Enquanto fazíamos o check in perguntamos à dona da pousada onde poderíamos reservar o passeio para avistar baleias naquele dia.
Detalhe era domingo e chegamos sem nenhuma reserva, nem referencia de empresa para o passeio.
Só havia um horário desse passeio as 14h naquele dia! Ela nos ajudou muito, ligou na empresa conseguiu uma reserva de ultima hora e nós corremos para o píer.
Enquanto esperávamos começar o tour, estávamos falando em português entre nós, ai do nada chega um cara puxando assunto “Nossa, faz tanto tempo que não ouço português!” com aquele sotaque de português de Portugal.
Seguro viagem para África do Sul pelo menor preço!
Logo já fizemos amizade com o camarada português e a sua esposa sul-africana (que não fala português). Enquanto queríamos falar em inglês para poder treinar (e a esposa dele entender) ele queria falar só em português para matar as saudades! rs Foi bem divertido!
Voltando ao passeio, antes de embarcar é feita uma breve aula sobre as baleias: a espécie que vamos encontrar, sua estrutura, seus hábitos, etc. Com isso pegamos o barco e partimos para a aventura!
Não sei se é assim o ano todo, se foi o dia que fizemos o passeio ou a época (Outubro), mas o mar estava extremamente agitado, balançava demais o barco.
Quando chega no local onde as baleias habitam, param o barco (que continua balançando violentamente) e pode subir na parte de cima, aberta, para avistar e fotografar. O Leo teve que ficar me segurando enquanto eu tentava fotografar, porque balançava demais.
Outubro é uma época excelente com avistar as baleias, mas como trata-se de natureza você pode avistar ou não. Não da para ser 100% garantido.
Elas são muito rápidas e graciosas, é bem dificil fotografar, pelo menos a minha câmera geralmente quando eu apertava elas já tinham descido para água de novo. E junto com o balanço do barco ficava ainda mais dificil.
Por isso vimos muito mais do que conseguimos registrar. Além de baleias também vimos uma linda foca saltitando em volta do barco.
Esse é um passeio inesquecível de contato com a natureza. As baleias são tão grandiosas, é um espetáculo! Discovery channel ao vivo, um safári em alto mar!
A dica que eu dou é tome um remédio para enjoo ANTES do passeio e almoce ANTES do passeio. Nós não seguimos nenhuma dessas recomendações e passamos muito mal quando voltamos para o hotel.
Hospedagem
Ficamos hospedados no Whale Coast Lodge, tipo uma kit net bem ampla com a suíte e uma pequena cozinha. Havia uma vaga de garagem bem em frente.
O atendimento da dona da pousada foi ótimo, ela até conseguiu o nosso passeio para o Whale Watching de ultima hora.
A decoração do quarto ganhou meu coração, essa roupa de cama com mapa-múndi! ❤ Veja outras opções de hospedagem em Hermanus aqui.
Onde comer
Depois do Whale Watching, quando paramos de passar mal, estávamos famintos e ainda sem almoçar. Como era domingo a tarde estava dificil encontrar algo aberto.
Como as opções eram poucas escolhemos o “Tipples Bar & Grill Onrus”, um pub que não esperávamos muita coisa. Ao chegar estava passando o jogo da copa do mundo de Rugby Argentina x Austrália semi final, havia uma sala no pub com telão e várias pessoas assistindo, foi muito legal!
Nós, claro, que ficamos na torcida para a Argentina perder! rs E a galera estava também torcendo para a Austrália que tem um time bem tradicional no rugby.
A comida foi uma grande surpresa, um bife grosso e delicioso, acompanhado de molho barbecue e anéis de cebola. E foi bem barato! Valeu pela comida e pela experiência de assistir o jogo com a galera. PS: A Argentina perdeu!!!
No dia seguinte, antes de seguir viagem para as vinícolas de Paarl e Stellenbosch, tomamos um café da manhã maravilhoso no Savannah Cafe, que fica próximo a loja Woolworths (onde tem um estacionamento amplo). Escolhemos cappuccino (esse lindo da foto), ovos mexidos e wrap.
Leia mais
- O que fazer em Joanesburgo
- O que fazer em Cape Town
- Dicas da Garden Rote / Rota Jardim
- Safari, onde fazer?
- Sun City, a Las Vegas da África do Sul
- Storms River Bridge, o meu lugar preferido no mundo
- Interação Ética com elefantes em um santuário
- 34 experiências para ter em uma viagem à África do Sul
Sua viagem para África do Sul
Mais Dicas no Blog
Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo
Guia África do Sul
O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar na África do Sul já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Transporte
- Alugar carro é muito importante e gera uma grande economia no seu roteiro! E é essencial para os que vão fazer a Garden Route! Faça uma cotação na Rent Cars, tem opções de pagamento antecipado que você pode parcelar e não cobra IOF!
. - Curte passeio de Ônibus Turístico? Tem essa opção em Joanesburgo e em Cape Town.
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- Se você curte aqueles cartões de City Pass, em Cape Town tem um com as principais atrações da cidade e que dá também descontos em restaurantes e lojas.
. - O site “Get your Guide” tem safaris, passeios na Garden Route, vinícolas e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pela África do Sul.
Salve esse post no Pinterest:
[…] Vimos mais sobre as espécies de baleias e principalmente as francas-austrais que são as que frequentam o litoral sul-africano, que nós pudemos ver de perto no passeio de barco que fizemos para avistar baleias em Hermanus. […]
[…] A melhor cidade para “Whale Watching” (avistar baleias em alto mar)! Um passeio inesquecível de contato com a natureza. As baleias são tão grandiosas, é um espetáculo! Nesse post tem tudo sobre a nossa visita à Hermanus. […]
[…] que fazer uma parada obrigatoriamente depois de Knysna e precisávamos descansar porque a viagem para Hermanus teria mais de 300 km de estrada e o local mais lógico no mapa era Mossel Bay, lugar que quase nem pesquisei nesses 10 […]
[…] Dia 5- Hermanus – clique aqui para acessar o post […]
[…] Ver pinguins selvagens (vi em Cape Town), baleias em alto mar (Em Hermanus) e lobos/leões marinhos (Em Punta del […]
[…] Vi baleias em Hermanus, pinguins em Boulders Beach, elefantes em Hartbeespoortdam e um tubarão em Jeffreys Bay. Passei um grande perrengue em Port Elizabeth. […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
[…] 12- Avistar baleias em alto-mar em Hermanus […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
[…] Avistar baleias em alto mar […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
[…] Hermanus, a melhor cidade para avistar baleias na Garden Route […]
Olá! Vocês fizeram o passeio de barco por qual empresa?
Obrigada!