A maneira mais barata de transporte quando se viaja pela África do Sul é utilizar um carro alugado.
Mas muita gente tem dúvidas sobre como fazer, o que precisa, se é seguro. Nesse post vamos falar de forma mais aprofundada sobre esse assunto.
1- Alugar o carro
O primeiro passo é o aluguel do carro. Pesquise em vários sites na internet, comparece preços e faça a sua reserva com antecedência.
É interessante tentar pegar um modelo automático, pois as viagens pelas rotas são longas e ajuda a amenizar os problemas com a mão inglesa.
Alguns sites aceitam pagamento antecipado, o que pode ajudar por conta da alta do dólar. Há também sites que você faz a reserva mas só paga no destino.
A maioria faz uma cobrança caução no cartão de crédito que é estornada na devolução do carro. Verifique se o seu cartão de crédito tem o beneficio de seguro para carro alugado, caso contrário é bom contratar um quando fizer a reserva.
Nós passamos por um problema com o carro em Port Elizabeth que dependendo do desenrolar poderia ser necessário acionar o seguro, mas acabou dando tudo certo.
Recomendo o site RentCars para o aluguel, quando fui fiz tudo por lá. Acesse o site para fazer a cotação ou utilize a ferramenta de busca abaixo:
2- CNH e PID (Permissão internacional para dirigir)
Para dirigir em outros países é recomendado que tenha a PID (Carteira de Motorista Internacional).
Na África do Sul não é obrigatório o uso da PID, mas é recomendado.
Na hora de alugar geralmente as locadoras aceitam a sua CNH brasileira, mas se você for parado pela policia, a PID é em inglês e é mais fácil de mostrar e evitar problemas.
A PID traduz a CNH em 7 idiomas (Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Português e Russo) e é impressa com a mesma validade da sua CNH. No nosso caso o Leo acabou tendo que renovar a CNH antecipadamente (estava próximo do vencimento) antes de tirar a PID, para que a sua validade fosse maior.
Para solicitar a PID procure o Detran do seu estado e verifique as regras. Em São Paulo, por exemplos, a emissão custa R$ 291,83 + taxas de correio e pode ser feita online.
3- Sentido de direção: Mão Inglesa
Prepare-se para dirigir no sentido contrário ao utilizado no Brasil, a mão inglesa. A África do Sul foi colonizada pelos ingleses, que implantaram por lá o seu sistema viário.
Quando pegar o carro recomendo ir com cuidado, observando como funcionam as vias, principalmente os cruzamentos para evitar acidentes.
Tente treinar em ruas menos movimentadas, ou até mesmo no estacionamento do aeroporto ou locadora de veículos.
Não é dificil e logo você pega a prática, mas requer atenção. Lembre-se que as marchas do carro, o banco, tudo estará ao contrário. Nessas horas ajuda muito estar com um carro automático.
4- Como são as estradas
As estradas da África do Sul são um espetáculo, farão da sua viagem ainda mais interessante.
Recomendo fazer as viagens de carro para que você possa conhecer todas as paisagens e curtir as mudanças de vista e de clima.
Na região perto de Joanesburgo por exemplo, você verá mais savana. Entre Cape Town e Port Elizabeth terá muito verde e vista para o mar. Terão muitos vinhedos quando passar por Stellenbosch, Paarl e Franschhoek.
As estradas são muito bem estruturadas, principalmente as do litoral. Não encontramos problemas com buracos e achamos a qualidade das rodovias superior a das brasileiras. Haviam alguns pedágios em Joanesburgo e na Garden Route, mas não eram caros.
5- Segurança
Recomendamos que as viagens sejam feitas durante o dia, pois algumas estradas passam por trechos bem desertos.
E se beber não dirija, é comum as blitz, principalmente ao longo da região das vinícolas. Nesses lugares contrate um tour ou vá de Uber/Taxi.
Em relação a segurança também ficamos impressionados com a educação dos sul-africanos no transito.
Na região da Garden Route, por exemplo, não ficam tentando te ultrapassar, dando farol alto. Se você vai chegando perto do carro que está à frente, ele simplesmente te dá passagem, mesmo que você nem esteja com intenção de ultrapassar, fazem por educação.
Em Joanesburgo é um transito mais intenso, parecido com as grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, mas mesmo assim não tivemos nenhum problema.
6- Principais Rotas
O país é muito extenso, são diversos os roteiros possíveis quando você está de carro, basta pegar o mapa e traçar as rotas de acordo com os pontos de interesse a serem visitados.
Existem duas famosas que se destacam pois estão no caminho das principais atrações do país.
A Rota Panorâmica / Panorama Route vai de Joanesburgo até o Kruger (o maior e principal parque para safári). A paisagem predominante nessa rota é a savana. Nós não tivemos a oportunidade fazê-la, mas pretendemos incluir na próxima visita ao país.
A famosa Rota Jardim / Garden Route Essa passa pelo litoral da África do Sul, geralmente é feita iniciando em Port Elizabeth e terminando em Cape Town ou vice-versa. Cada cidadezinha pelo caminho reserva uma experiência ou atração especial, a estrada parece um grande jardim.
Espero que essas dicas possam te ajudar a criar um roteiro independente pela África do Sul e ajudar a reduzir os custos, que são bem mais altos ao optar por tours ou fazer todos os seus trajetos com uber ou táxi.
Caso ainda restem dúvidas, escreva suas perguntas nos comentários
Leia mais
- O que fazer em Joanesburgo
- O que fazer em Cape Town
- Dicas da Garden Rote / Rota Jardim
- Safari, onde fazer?
- Sun City, a Las Vegas da África do Sul
- Storms River Bridge, o meu lugar preferido no mundo
- Interação Ética com elefantes em um santuário
- 34 experiências para ter em uma viagem à África do Sul
Sua viagem para África do Sul
Mais Dicas no Blog
Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo
Guia África do Sul
O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar na África do Sul já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para GPS, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Transporte
- Alugar carro é muito importante e gera uma grande economia no seu roteiro! E é essencial para os que vão fazer a Garden Route! Faça uma cotação na Rent Cars, tem opções de pagamento antecipado que você pode parcelar e não cobra IOF!
. - Curte passeio de Ônibus Turístico? Tem essa opção em Joanesburgo e em Cape Town.
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- Se você curte aqueles cartões de City Pass, em Cape Town tem um com as principais atrações da cidade e que dá também descontos em restaurantes e lojas.
. - O site “Get your Guide” tem safaris, passeios na Garden Route, vinícolas e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pela África do Sul.
Salve esse post no Pinterest:
oiiii, obrigada pelo pelo post, ajudou muito, vc acha muito arriscado ir sem a PID?
Olá , gostaria de fazer uma road trip de Zuzanbar até Cidade do Cabo , vc indica alguma rota boa ?