A história da marca e do personagem
“Juan Valdez” é um personagem fictício criado em 1959 para ser o embaixador da “Federação Nacional dos Cafeicultores Colombianos”, representando suas tradições e amplamente usado para o marketing do café colombiano.
Ele sempre esta acompanhado da sua mula chamada Conchita e se dedica a promoção do café colombiano em todo o mundo. Seu café vem da união de mais de 500 famílias produtoras de café.
O trabalho de marketing é levado tão à serio seja na caracterização e até nas redes sociais como o Twitter dele por exemplo.
Em 2002 começaram a ser criados os produtos e as lojas levando a sua marca e o sucesso foi grande.
Além da Colômbia, as cafeterias podem ser encontradas em outros 16 países, tais como: EUA, Peru, Malásia, México, Espanha, Kuwait, Chile, Aruba, etc. Infelizmente a marca ainda não chegou no Brasil.
Juan Valdez Café
Quando viajei à Bogotá, a capital da Colômbia, queria experimentar o famoso café colombiano numa cafeteria do Juan Valdez.
Existem cafeterias da marca em todo lugar, a primeira que visitei foi a do Parque 93 (um dos lugares mais legais de Bogotá, mas que é assunto para outro post).
As lojas são muito semelhantes ao modelo da Starbucks, desde as vitrines, as mesas e o atendimento. E isso não é ruim, pois podemos passar um tempo muito agradável conversando e aproveitando o momento com o seu café 🙂
Não sou grande conhecedor de café, já fiz um workshop sobre a produção e degustação de café em Cusco (Peru), mas ainda tenho muito que aprender. Gostei do sabor do café colombiano, mas não consegui identificar nada fora do comum. (Ainda)
A loja é dividida em duas partes, o lugar onde pede o café e as demais bebidas ou comidas; e a parte onde tem uma estante com os produtos à venda. Há caixas para pagamento nos dois lugares.
Um fato interessante é que todo o menu de cafés pode ser pedido também na opção descafeinado, bom para quando você quer tomar um café à noite por exemplo. Um expresso descafeinado me caiu muito bem as 22h num dos dias da viagem.
Além do café a marca explora diversos produtos com o sabor do café: bolachas, suspiros, balas, etc. O que é uma boa opção para trazer de lembrancinha/souvenir.
Há também kits com grãos de café inteiros ou moídos, de todas as variedades de café da Colômbia, até mesmo grãos premium podem ser comprados para presentes.
Quando for à Colômbia, vale a pena conhecer mais sobre seu famoso café e experimentá-lo numa cafeteria do Juan Valdez.
Voltando à Colômbia, desfrutarei mais momentos como esse lá 🙂
Salve esse post no Pinterest:
Ah que legal, nunca tinha ouvido falar nele nem nesse café, achei interessante a ideia de manter um personagem. Ótimo post
Carol Justo | Pink is not Rose
[…] depois de uma boa refeição no WOK para fechar a noite, fui tomar um café descafeinado no Juan Valdez, ambos ficam no Parque de La […]