Início Cultura A charmosa livraria Shakespeare and Company em Paris (França)

A charmosa livraria Shakespeare and Company em Paris (França)

By Shadowgate from Novara, ITALY (Pantheon) [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Quem me conhece sabe que a minha paixão por livros é antiga, muito antes desse blog eu já escrevia resenhas literárias no blog “Dear Book” (que ainda está no ar).

Ao planejar um roteiro por Paris não tinha como deixar de fora a lendária livraria “Shakespeare and Company”.

A primeira livraria Shakespeare and Company foi fundada em 1919 Sylvia Beach e acabou fechando em 1940 com a ocupação nazista. A loja atual foi aberta em 1951 por George Whitman, primeiramente com o nome “Le Mistral”. Em 1964 ele mudou o nome para Shakespeare and Company em homenagem à livraria original de Sylvia Beach.

É muito fácil de encontra-la, fica próximo à Catedral de Notre Dame, basta atravessar a ponte que você dá de cara com a livraria.

A livraria ganhou ainda mais fama quando apareceu em filmes como “Antes do Pôr do Sol” e “Meia noite em Paris”.

Cena do filme “Meia Noite em Paris”

Embora esteja em Paris essa livraria vende livros em sua maioria na língua inglesa. Recomendo a visita a noite, horário que fomos, pois ela fica menos lotada de turistas, é possivel ver os livros com mais calma, pedir ajuda dos atendentes para encontrar algum livro especifico.

Durante a nossa visita estava havendo uma oficina sobre escrita, várias pessoas estavam compartilhando suas experiências e lendo alguns trechos dos seus textos. Ficamos por um tempo assistindo a discussão.

Queria encher esse post de fotos, mostrar como é mágico aquelas prateleiras bagunçadas repletas de livros, seus corredores estreitos, mas não é permitido tirar fotos lá dentro. Segue uma foto de divulgação livre que encontrei na internet:

By Alexandre Duret-Lutz [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)] via Flickr

Ao comprar um livro lá você pode carimbar com a marca da loja, para provar que esse livro foi comprado nessa livraria icônica, guardar essa lembrança.

Não resistimos e compramos dois livros. O Leo levou “Good Omens” do Neil Gaiman ( 10,00) e eu “Poirot Investigates” da Agatha Christie ( 13,00). Eles também vendem uma ecobag com a marca da livraria.

Visitar essa livraria despertou no Leo a vontade de morar em Paris, na Paris do mundo real, não a turistica. De viver o dia a dia da cidade, frequentar a livraria e as oficinas literárias que acontecem lá.

E essa foi a nossa dica para um roteiro cultural em Paris para os amantes da leitura.


Shakespeare & Co


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,435FãsCurtir
10,053SeguidoresSeguir
22,959SeguidoresSeguir
939SeguidoresSeguir