Hoje vou mostrar um roteiro de 4 dias em Cape Town (África do Sul), com o que fazer, onde comer e se hospedar.
Não me canso de escrever sobre a África do Sul, a viagem que me transformou e que eu nunca voltei. Foram 20 dias de viagem, primeiro pela região de Joanesburgo, depois a Garden Route e o grand finale foi Cape Town.
Cape Town tem atrações suficientes para uma viagem inteira, recomendo que você destine pelo menos 4 dias inteiros para conseguir ver o básico. Se tiver mais tempo, melhor ainda, para aproveitar tudo com calma e ver outras atrações, além do óbvio.
Onde se hospedar
Por ser uma das cidades mais caras do nosso roteiro (perdendo somente para Sun City), optamos por nos hospedar em Cape Town num Airbnb (cadastre-se por esse link e ganhe R$ 130 de crédito na sua primeira reserva), a Casa do Jaques Barnard, que fica no Green Point.
Foi uma experiência incrível, ele nos deu diversas dicas e fez até um churrasco (braai), regado à muito vinho e boas conversas.
Se você prefere um hotel ou até mesmo um hostel, seguem abaixo algumas outras dicas de hospedagem em Cape Town:
Hotéis
Hostels
Confira todas as opções de hospedagem em Cape Town
Seguro Viagem
Não posso deixar de falar da necessidade de contratar seguro viagem numa viagem para a África do Sul, afinal ninguém está livre de imprevistos numa viagem internacional e as despesas médicas podem ter valores exorbitantes.
Faça a sua cotação e escolha o plano com o melhor custo beneficio com a Seguro Promo. E para os leitores do blog, basta utilizar o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto na sua compra!
Melhor época para ir
As condições climáticas são sempre boas, não existe uma época certa para ir. Em dezembro e janeiro são os meses mais lotados. Em julho pode ser bem frio e ventar bastante, principalmente no alto da Table Mountain.
Fomos em outubro (primavera) e o clima estava ótimo! Não pegamos nenhum dia de chuva e até fazia um friozinho no final da tarde. O sol e o calor estavam bem leves e suportáveis.
Transporte
Percorremos a rota toda de carro. Alugamos pelo site Rent Cars (faça a sua cotação) na locadora Hertz. A vantagem desse site é poder parcelar em até 12x no cartão e não cobrar o IOF.
Pegamos o carro no aeroporto de Port Elizabeth e rolou até um upgrade grátis. Devolvemos no aeroporto de Cape Town.
Existe uma taxa extra em todas as locadoras de carros quando você aluga o carro num lugar e devolve em outro. Se você tem curiosidade para ver as estradas da rota, fiz um post com várias fotos do trajeto.
Tenha em mente que terá que dirigir na mão inglesa, dê uma treinada pela cidade antes de encarar as rodovias. Não é difícil, mas tem que ter muita atenção principalmente nos cruzamentos.
Um carro automático também é uma boa pedida. Alugamos um Corolla automático e o preço da RentCars foi realmente barato, em vista dos preços de aluguel de carro no Brasil.
Se o seu cartão de crédito não oferecer entre os seus benefícios seguro para o carro alugado (bandeiras platinum e black geralmente tem), é importante contratar também junto com o aluguel.
Se dirigir não for uma opção para você, já existe Uber em Cape Town! E é possivel também contratar alguns tours com agencias, pela internet.
Atrações em Cape Town
Para um roteiro de 4 dias, seguem abaixo algumas atrações:
Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) é conhecido popularmente como o ponto mais ao sul da África, local onde as caravelas portuguesas, de exploradores como Vasco da Game e do Bartolomeu Dias, faziam uma parada quando estavam viajando para a Índia e na época o chamavam de “Cabo das Tormentas“.
Um dos lugares mais legais que conhecemos na África do Sul foi a praia “Boulders Beach”, na cidade de Simon’s Town, próximo à Cape Town, no caminho do Cabo da Boa Esperança.
Os pinguins são muitos, de todo jeito, eles estão nadando, andando, descansando na areia, é um verdadeiro Discovery Channel ao vivo, muito lindo ver a natureza tão de perto. Uma overdose de fofura!
Não é à toa que a Table Mountain é uma das 7 maravilhas do mundo, não é preciso explicar muita coisa, essa vista já justifica a importância de visitá-la.
Além de apreciar a vista de toda Cape Town que renderá fotos ótimas, lá em cima tem restaurante (tem comida por kilo, lanches e snacks), lojinha (souvenirs!!!), mirante e banheiro.
Também há a vegetação própria do local e alguns animaizinhos (tipo uns furões, imagem aqui, porém nada de achar bonitinho e se aproximar, eles são selvagens e podem morder).
O Jardim Botânico Kirstenbosch cumpre o seu papel com as mais diversas espécies de plantas e flores, algumas que não existem aqui na América do Sul e que pudemos ver pela primeira vez lá.
Um dos lugares mais conhecidos é a “Centenary Tree Canopy Walkway” que é uma passarela alta em meio à copa das árvores centenárias, é um lugar único e belíssimo.
O Áquerio Two Oceans fica dentro do complexo do waterfront e conta com espécies dos oceanos atlântico e indico.
Eu acho interessante ver a vida marinha, principalmente em outros países, pois temos a oportunidade de ver espécies exóticas que nunca tivemos contato e muitas vezes nem ouvimos falar.
O V&A Waterfront é um belo complexo de entretenimento à beira mar. Nele tem diversos restaurantes, pequenas lojas, grandes shoppings, eventos e atrações turísticas.
Primeiramente saiba que embora as praias de Cape Town sejam banhadas pelo Oceano Atlântico, essa parte do oceano tem as águas muito geladas, é bem diferente do Brasil, tão gelada quanto as de uma cachoeira. As praias com água mais quentinha ficam no litoral da África do Sul banhado pelo Oceano Indico, cidades como Jeffreys Bay e Durban por exemplo.
Dentre as diversas praias de Cape Town, escolhemos ir na Clifton Beach. A estrutura é diferente das praias brasileiras, o máximo que conseguimos foi alugar um guarda-sol e comprar um sorvete.
A avenida mais famosa da cidade e o melhor lugar para curtir a noite em Cape Town. Tem desde bons restaurantes à barzinhos e baladas.
Um dos maiores shoppings da cidade, boa opção para passear, compras e gastronomia. Quando fomos estava tendo uma feira de games com vários video games disponiveis para jogar os lançamentos de Playstation 4 e Xbox One.
Safári
Eu optei por fazer o safari em Pilanesberg, que fica há 200km de Joanesburgo e é uma das reservas mais completas fora da região do Kruger National Park.
Mas se você vai só para Cape Town, existem duas opções de reservas para fazer safáris próximas da cidade, o Aquila e o Inverdoorn. Se você estiver com carro alugado pode ir direto e contratar o safari na reserva escolhida.
Também é possivel contratar um tour com translado a partir de Cape Town e o safári já inclusos nos links abaixo:
Vinícolas
A África de Sul é famosa pelas suas vinícolas e a qualidade dos diferentes tipos de uvas cultivados na região próxima à Cape Town.
Em Cape Town
Dentro da cidade é possivel visitar a famosa vinícola Groot Constantia, ela tem o acesso mais fácil, fica há 18km do centro.
Essa infelizmente eu não consegui visitar porque tive alguns imprevistos no roteiro, mas para todos que já foram ela figura entre as favoritas.
GROOT CONSTANTIA | Historical Wine Estate
Endereço: Groot Constantia Rd, Constantia, Cape Town, 7806, África do Sul
Nos arredores
Tem 3 cidades famosas por suas vinícolas nos arredores de Cape Town: Stellenbosch, Paarl e Franschhoek, em todas é possivel fazer bate-volta ou contratar tours.
Recomendo que você considere contratar um tour ou vá de Uber, para não ter problemas em beber e dirigir, seja pela sua segurança ou seja por alguma blitz da policia.
Stellenbosch (fica há 50km de Cape Town)
TOKARA | Stellenbosch Wine and Olive Farm
Endereço: Tokara Wine Estate, Helshoogte Rd, Stellenbosch
Vinícola maravilhosa com degustação de vinhos e azeites. Quando fomos (2015) as degustações eram gratuitas! Tem um restaurante no local, mas infelizmente não abria na segunda feira. Informações aqui
Warwick Wine Estate
Endereço: R44, Stellenbosch
Outra vinícola maravilhosa! Nessa a degustação foi paga porque pedimos para acompanhar pães, patês e uma tábua de frios. Também é possível comprar uma cesta de piquenique, mas precisa reservar antes, quando chegamos não tinha mais. A paisagem é maravilhosa! Informações aqui
Paarl (fica há 60km de Cape Town)
Fairview Wine and Cheese
Endereço: Suid-Agter-Paarl Rd, Suider-Paar
Parada obrigatória! Degustação de vinhos e queijos, não lembro bem o preço que pagamos mas era bem barato, algo em torno de 10 reais! Tinha um queijo com cranberry dentro maravilhoso, até hoje me lembro do sabor!
Atrações nos arredores
Se você tiver pelo menos 10 dias no seu roteiro, deve considerar esticar a viagem pela “Garden Route” e explorar outras atrações nos arredores.
- Roteiro de 10 dias pela Garden Route / Rota Jardim
- As principais atrações da Garden Route / Rota Jardim
- Storms River Bridge: O meu lugar preferido no mundo! Tsitsikamma National Park
Se você não tiver tempo ou pique para viajar pelos seus mais de 700 km, tem dois passeios muito interessantes nos arredores de Cape Town:
- Avistar baleias em Hermanus (há 120 km de Cape Town)
- Mergulho com tubarões em Gansbaai (Há 160 km de Cape Town)
Gastronomia
Cape Town conta com restaurantes maravilhosos, sejam os mais chiques no waterfront ou as comidinhas deliciosas do V&A Food Market. Também há boas opções na Longstreet. Abaixo duas opções que foram as nossas favoritas na cidade:
O restaurante fica bem no meio da Longstreet no centro da cidade, é o melhor lugar para experimentar comidas exóticas: carnes de crocodilo, kudu, springboks e avestruz!
De todos que visitei o que mais gostei foi o Sevruga Restaurant. O restaurante tem um ambiente bem sofisticado, mas o preços são acessíveis. Aliais achei os preços dos restaurantes da África do Sul, em geral, bem justos.
Na época havia uma promoção: pedidos feitos até as 18h30 tem sushi pela metade do preço e double drink! (vale a pena conferir se ainda está válida)
Festival de Música
Todo ano tem um festival de música no Jardim Botânico Kirstenbosch durante o verão (De Novembro à Abril). Os estilos músicas são bem variados e o cenário com vista para a Table Mountain dá um toque especial.
Cape Town Flexi Attractions Pass
As cidades mais famosas do mundo para o turismo costumam ter cartões “City Pass” que dão acesso à um grande numero de atrações com descontos.
Já mostramos aqui como funciona o Brussels Card e o Paris Museum Pass, mas o que pouca gente sabe é que existe um cartão desse tipo para as atrações de Cape Town, o “Cape Town Flexi Attractions Pass”.
O cartão Cape Town Flexi Attractions Pass é um passe que lhe permitirá ter acesso gratuito às principais atrações da Cidade do Cabo. Você escolhe a quantidade de atrações que deseja visitar e, além disso, economiza durante sua estadia na cidade sul-africana.
Para utilizar basta apresentar o voucher que você poderá imprimir ou levar no celular no dia da atividade.
Chip de celular
Se você já quer chegar com internet garantida para usar durante a viagem e principalmente para usar o GPS enquanto dirige recomendo os chips internacionais da Easysim4u, confira os planos.
Também é possível adquirir o chip de uma operadora local com pacote de dados em um shopping ou no próprio aeroporto, as principais operadoras do país são: Vodacom, MTN e Cell C.
Dúvidas? Grupo no Facebook!
Como esse post esta sendo bem acessado e muitas pessoas comentam ou mandam emails com dúvidas, criei um grupo no Facebook para que todos possam se ajudar com dicas, dúvidas e recomendações, acesse nesse link.
Leia mais
- O que fazer em Joanesburgo
- O que fazer em Cape Town
- Dicas da Garden Rote / Rota Jardim
- Safari, onde fazer?
- Sun City, a Las Vegas da África do Sul
- Storms River Bridge, o meu lugar preferido no mundo
- Interação Ética com elefantes em um santuário
- 34 experiências para ter em uma viagem à África do Sul
Sua viagem para África do Sul
Mais Dicas no Blog
Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo
Guia África do Sul
O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar na África do Sul já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Transporte
- Alugar carro é muito importante e gera uma grande economia no seu roteiro! E é essencial para os que vão fazer a Garden Route! Faça uma cotação na Rent Cars, tem opções de pagamento antecipado que você pode parcelar e não cobra IOF!
. - Curte passeio de Ônibus Turístico? Tem essa opção em Joanesburgo e em Cape Town.
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- Se você curte aqueles cartões de City Pass, em Cape Town tem um com as principais atrações da cidade e que dá também descontos em restaurantes e lojas.
. - O site “Get your Guide” tem safaris, passeios na Garden Route, vinícolas e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pela África do Sul.
Salve esse post no Pinterest:
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] 10- Beber todas nas vinícolas de Stellenbosch, Paarl e Franschhoek […]
[…] 7- Cape Town (4 dias) – Table Mountain, Cabo da boa esperança, V&A waterfront, Aquario Two Oceans, […]
[…] Mas se puder, troque essa visita por um safári. Senão conseguir ir no Kruger, tente reservas menores como Pilanesberg ou as próximas de Cape Town. […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] Roteiro de 4 dias em Cape Town […]
[…] O que fazer em Cape Town […]