Quando se fala na Patagônia Argentina as pessoas só pensam na atualmente badaladíssima Ushuaia e talvez alguns falem também de El Calafate, ninguém pensa que Bariloche também faz parte disso.
Quando decidi viajar para Bariloche, sabia que era uma cidade turística legal com atividades de neve, só isso. Nem sequer sabia que ela também faz parte da Patagônia Argentina.
Bariloche, San Martin de los Andes e Villa La Angostura foram três cidades da região conhecida como “Alta Patagônia” ou “Norte da Patagônia” que conhecemos nessa viagem.
As paisagens são impressionantes, cenários cinematográficos, não tinha ideia que haviam lugares assim aqui na América do Sul.
São paisagens semelhantes as que já vi em fotos do Canadá, Nova Zelândia e da Suíça, por exemplo. Lagos de cores vibrantes, montanhas nevadas, natureza exuberante!
Acredito que a época que fomos também ajudou muito nessa percepção. Fomos na ultima semana de setembro, final da temporada de inverno e inicio da primavera.
Ainda havia neve suficiente para funcionar a estação de ski Cerro Catedral, mas as paisagens já estavam com o colorido da primavera.
Escolhi essa data porque não havia outra alternativa para conciliar com as férias do meu marido e ficamos com medo de dar tudo errado, não ter neve e não ter nada para fazer. E foi uma das escolhas mais acertadas que fizemos!
Vi fotos de alguns lugares que fomos, no auge do inverno e as paisagens muitas vezes estavam encobertas pela neblina ou bem opacas. Não deixam de serem lindas, mas não tem todo o seu brilho e potencial.
Não consigo encontrar palavras para descrever cada lago que vimos no Parque Nacional Nahuel Huapi, na Ruta dos 7 lagos e em San Martin de los Andes.
Por mais que eu mostre fotos é difícil explicar, por exemplo, a paisagem do Cerro Tronador, com sua agua verde esmeralda e os glaciares negros em meio à um vulcão fora de atividade. É surreal!
Bariloche é um destino que os mochileiros experientes ignoram, por associar com o turismo comum, com compras, mas essas paisagens definitivamente não deveriam ser menosprezadas.
A vegetação, as flores, os lagos, a biodiversidade, é tudo tão lindo. E eu só devo ter conhecido uns 5% do território da Patagônia, se considerar o que há na Argentina e no Chile. Mal posso acreditar que ainda existem muito mais lugares como esse.
Depois da África do Sul, de lugares como Storms River Bridge no Tsitsikamma National Park ou a Boulders Beach, achava difícil alguma paisagem me surpreender, a ponto de me deixar emocionada e grata por poder estar vendo aquele cenário.
Ainda sonho em conhecer Ushuaia e El Calafate, bem como Torres del Paine no Chile, em desvendar toda a Patagônia, esse território mágico, onde a natureza reina.
Mas Bariloche é o meu segredo, meu lugarzinho lindo no mundo que pouca gente conhece o que há além das estações de ski e lojas de chocolate. ❤
#DICA A Adriana do blog “Atravessar Fronteiras” tem um ebook gratuito com 7 dicas para preparar uma viagem memorável para Bariloche, confira aqui.
PASSEIOS EM BARILOCHE
É possível agendar a maioria dos passeios com antecedência pela civitatis, principalmente na alta temporada (inverno) é recomendado agendar antes. Algumas atividades dessa lista são feitas somente no verão (rafiting, caiaque e algumas trilhas).
- Tour completo de Bariloche
- Tour panorâmico por Bariloche
- Excursão para San Martín de los Andes
- Excursão a El Bolsón e ao lago Puelo
- Trilha pelo Cerro Llao Llao
- Excursão a Puerto Blest e Cascata de Los Cántaros
- Excursão para Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes
- Excursão ao Cerro Tronado
- Trilha pelo Cerro Catedral
- Excursão ao Cerro Catedral
- Aula de snowboard em Cerro Catedral
- Aula de esqui no Cerro Catedral
- Excursão a cavalo pela Patagônia
- Caiaque no Lago Gutiérrez
- Rafting no rio Manso
- Tirolesa no Cerro López
Salve esse post no Pinterest:
Ju, eu fui olhando as fotos da viagem pelo seu insta e só sabia ficar assim :OOO é tudo muito lindo mesmo! Também não imaginaria tanta beleza assim tão próximo de nós!
beeeijo :***
Bariloche é um dos lugares que gostaria de conhecer aqui na américa do sul, as paisagens são lindíssimas, mais bonita do que já imaginava! Um otimo destino e que postagem mais inspiradora! 🙂 Beijos!
Colorindo Nuvens
Conheci Bariloche em Junho de 2015 e fiquei 15 dias, com sol, chuva e neve. Também me surpreendi e confesso que tinha esse preconceito que vc citou rsrs. TdP e El Calafate têm uma beleza diferente. Montanhas Rochosas do Canadá além da beleza dos lagos e picos, tem uma vida selvagem que infelizmente nao existe em Bariloche e região, então se for pra comparar, o Canadá ganharia a competição, na minha opinião. Mas a gente se apaixona por todos eles, vencedores ou não. Abraços!
Mais um lugar que eu sonho conhecer. ♥ Amo suas escolhas de destinos, Ju! Tudo lindo demais.
Ler os posts e ver as fotos só faz minha listinha de sonhos aumentar hahaha, Bariloche é um dos sonhos do Abud e olhando essas fotos dá pra ver o quanto deve ser surreal. Amei tudo, Jú! O post, as fotos, incríveis!!!
Paula
http://www.roteirando.com
Eu sonho em ir pra Bariloche desde que era criança e as "crianças ricas" iam pra la conhecer neve hahahaha. Engraçado que Bariloche é um destino que eu associo à Patagonia desde sempre, Torres del Paine, Ushuaia e El Calafate são lugares que só fui ouvir falar depois de grande. Enfim, as paisagens são arrebatadoras mesmo. Suas fotos estão lindíssimas. Quero muito conhecer!
Juny, que máximo, adorei!!! Nunca fui a Bariloche, mas sempre sonhei. Agora, então, depois de ler o seu post, ainda mais! Obrigada por compartilhar o seu segredinho conosco 😉 Beijo grande. Polly (diariodepolly.com)
Que lugar incrível Juny, como você disse é uma emoção que não se pode descrever em palavras, é só agradecer por estar vendo este cenário! Adoro a Argentina, visitei o norte e o litoral e ainda quero visitar toda a Patagônia! Lindo ❤️❤️
Bariloche não me encantou tanto… mas Villa la Angostura e San Martin são MARAVILHOSAS! Amei e tenho muita vontade de voltar 🙂
nós vamos passar uns quatro dias nessa região em janeiro, vai ser bem corrido, mas espero que dê para conhecer os lagos, morros e parques! não nos interessamos por compras, colocamos no roteiro pq parece lindo demais!!
Que lindo, Juny! A Patagonia é um sonho, reigão linda demais! Acredito que muitos mochileiros não passam muito por Bariloche por causa do turismo de massa e vão lá mais ao sul pra El Calafate e Ushuaia, mas todas os lugares são lindos, suas fotos tão aí de prova! ♥
Que lugar mais incrível esses lagos e essa paisagem maravilhosa que os rodeiam. Também não sabia que Bariloche fazia parte da Patagônia. Estive na Argentina esse ano e até estava com planos de visitar Bariloche, mas como era inverno, acabei deixando para uma outra vez, pois quero ir durante o verão. E visitar a Patagônia faz parte de um sonho antigo, que espero que possa realiza-lo em breve.
Beijos 🙂
[…] Conseguimos pegar as pistas de ski abertas e com neve, mas a paisagem já estava com um colorido maravilhoso da primavera, ressaltei muito isso no post “Precisamos falar sobre Bariloche”. […]
[…] Precisamos falar sobre Bariloche […]