Início Africa Africa do Sul O que fazer em Mossel Bay (África do Sul): Bartolomeu Dias Museum...

O que fazer em Mossel Bay (África do Sul): Bartolomeu Dias Museum Complex

Mossel Bay foi uma das cidades que menos tínhamos expectativas na Garden Route e que mais nos surpreendeu. Já falamos aqui sobre o maravilhoso Cafe Garnnet, o jogo de Rugby e o dia agradável que tivemos na cidade.

Foi bem estranho viajar para um lugar tão longe na África, um pais de colonização inglesa  e encontrar uma cidade tão marcada pelas referencias portuguesas.

Desde os os bairros (comentei no outro post que tinha no mapa até um bairro “D’ Almeida”, que é um dos meus sobrenomes) até um museu, que é uma das maiores atrações da cidade, dedicado exclusivamente ao navegador Bartolomeu Dias e a passagem dos portugueses pela região na época das grandes navegações.

Mas quem foi Bartolomeu Dias? Porque ele tem um museu só para ele?

Ele foi um navegador português que ficou famoso por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África, contornando o Cabo da Boa Esperança e chegando ao Oceano Índico a partir do Atlântico, abrindo o caminho marítimo para a Índia.

Na entrada do museu tem um gramado com uns banquinhos, uma bela vista para a praia de Santos e uma estátua do Bartolomeu Dias.

Para minha surpresa boa parte do museu era em português! rs Me senti muito foda lendo todas as mensagens enquanto que os próprio sul-africanos e demais gringos que estavam no museu não entendiam tudo, algumas coisas não tinham legenda em inglês.

Um exemplo era essa parede de azulejos portugueses com essa mensagem:

O museu conta com diversos quadros, documentos e referencias ao período das grandes navegações portuguesas, tem inclusive coisas sobre o descoberta do Brasil.

Sobre a literatura são citadas as obras mais importantes da época, o clássico “Os Lusiadas” de Camões está entre as referencias.

Tem mapas com as rotas das especiarias utilizadas naquela época, por falar em especiarias, não consigo deixar de citar o meme abaixo! rs

Agora falando sério, abaixo os mapas do museu sobre as rotas:

Uma das maiores atrações do museu é uma réplica em tamanho real de uma caravela portuguesa usada no período das descobertas de Bartolomeu Dias.

É possivel entrar nela e ver os detalhes de como era dentro. É bem impressionante!

Não vou entrar no mérito dos problemas causados nessas “descobertas” e colonizações que os portugueses e demais nações europeias faziam na época. Assim como aconteceu por aqui, no museu só mostra a parte legal do processo.

Visitar esse museu é uma bela aula de história ao vivo, é uma forma de conhecer parte da trajetória dos nossos ancestrais portugueses que é pouco citada em nossos livros de história, vale a visita.


Bartolomeu Dias Museum Complex

  • Endereço: 1 Market St, Mossel Bay Central, Mossel Bay
  • Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 09:00 to 16:45 / Fim de semana 09:00 to 15:45
  • Ingresso: Adulto R20 / Criança R5
  • Telefone: +27 44 691 1067
  • Site: http://www.diasmuseum.co.za/          

Leia mais


Sua viagem para África do Sul


Mais Dicas no Blog

Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo

Guia África do Sul

O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!

Grupo no Facebook

A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema

Não passe perrengue!

Transporte

Hospedagem

Tours e Atrações


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,435FãsCurtir
10,053SeguidoresSeguir
22,959SeguidoresSeguir
939SeguidoresSeguir