Esse é o primeiro capítulo da série de posts sobre as nossas aventuras na Garden Route da África do Sul.
Nos despedimos da família do Leo e pegamos um voo domestico em Joanesburgo com destino a Port Elizabeth, nosso ponto de partida nessa jornada.
Seguro viagem para África do Sul pelo menor preço!
Já vou logo dizendo que dos 20 dias de viagem, esse foi o que menos gostei. Port Elizabeth poderia ter servido apenas de ponto de partida da viagem, não precisava ter ficado um dia inteiro lá.
O Corolla
Chegamos e fomos na Hertz pegar o carro alugado que havíamos pago antecipadamente na reserva pela internet. Escolhemos um Polo Hatch automático para alugar por 10 dias, que era o que estava dentro do nosso orçamento.
Chegando lá nos demos conta do tamanho das nossas malas x tamanho do porta malas e perguntamos a diferença para pegar um Sedan automático (Corolla).
Fiquei decepcionada quando a atendente disse que era mais 880 reais (pagamos por volta de 1.000 reais no Polo para a viagem toda, ficaria caro demais).
Ficamos tristes esperando a atendente arrumar a documentação e ela acabou atendendo outras pessoas na nossa frente e nos deu o maior chá de cadeira. Estávamos tão cansados que nem reclamamos.
E quando ela finalmente nos chamou, nem acreditei quando disse que ia nos dar o Corolla no lugar do Polo, como “cortesia pelo tempo de espera”!!! Juro!!! Foi coisa de novela!!! Fiquei emocionada!!! E ela deve ter se sensibilizado pela nossa cara de desespero e pobreza quando ela falou o preço do Corolla! rs
O dia estava nublado, com chuviscos esporádicos, então a possibilidade de um passeio na praia já estava descartada.
A Confusão
Ainda emocionados com o Corolla grátis fomos procurar um lugar para almoçar. Paramos num lugar a beira mar onde tinha várias lanchonetes e restaurantes. E ai que quase acaba a minha viagem e o motivo por eu ter raiva de Port Elizabeth.
![]() |
Esse foi o local onde tudo aconteceu |
Ventava muito, nunca vi um vento como esse, por aqui. Ai quando eu abri a porta e à soltei para tirar o cinto e pegar a minha mochila… Mano, aquele vento lá fora que parecia um tornado, jogou a porta do Corolla com tudo no carro do lado!!! Fez até barulho!!!
E o outro carro, adivinha só, era uma Mercedes chiquérrima!!! PQP!!! Veio correndo duas tias flanelinhas e começaram a me xingar misturando o dialeto delas e inglês.
O Leo, possesso, veio ver o estrago e mesmo com o barulho não tinha feito nenhum amassado (GRAÇAS A DEUS!!!). Mas as tias flanelinhas neuróticas continuaram nos xingando e mostraram um risco no carro um pouco mais a frente.
O Leo abriu a porta e mostrou que não tinha como ter batido ali, era mais na frente. Elas ignoraram e continuaram xingando e falando que tínhamos que pagar!!!
Ai nossa atitude naquele caos foi ir embora o mais rápido possível, porque estavam querendo nos responsabilizar por um negocio que ninguém tinha certeza se tinha sido ocasionado pelo impacto da porta e talz.
O Leo ficou, tipo umas 2 horas, desesperado achando que a policia ia vir atrás da gente ou que alguém da locadora de carros nos ligaria (as tias anotaram a nossa placa) e é claro que levei o maior sermão umas 500 vezes sobre o caso, sobre o perigo que passamos e tudo que poderia acontecer em consequência daquilo…
Quase a nossa viagem acabou por ali, no primeiro dia. Fato é que ninguém nunca nos ligou e nem acionou a Hertz. Provavelmente o dono da Mercedes já conhecia aquele risco ou era rico demais para fazer barraco por isso.
O restaurante ruim
Almoçamos no shopping, numa lanchonete chamada Spur. Muito ruim!!!! Eles queriam ser algo entre o Outback e o MC Donald’s. Vende hambúrguer e também vende costela com molho barbecue. O hambúrguer é mais ou menos, nada especial.
O Leo já estava tendo um dia difícil e ainda pegou aquela costela tensa!!! Sem gosto e mal havia carne, tinha só osso! Quando for a África do Sul, você vai ver Spur em todo lugar, é uma franquia grande, mas não perca seu tempo indo lá.
O Estadio da Copa de 2010
No caminho havia o Nelson Mandela Bay Stadium. Uma das arenas da Copa do Mundo de 2010, muito lindo! Demos uma volta rápida ao redor e parei uma tirar umas fotos.
Airbnb
Depois desse mega perrengue que nos acompanhou até o dia de devolver o carro, fomos achar a nossa hospedagem do Airbnb.
Não ficamos muito tempo, mas era bem legal. Era tipo um chalé nos fundos da casa principal com: quarto, banheiro e cozinha. E havia garagem e nos deram o controle do portão.
Foi a minha primeira experiência com Airbnb e foi tudo bem. Clique aqui para ver o anuncio da casa que ficamos, a localização foi muito boa, perto de tudo.
Boardwalk
Descansamos de todo aquele stress e à noite fomos procurar o famoso Boardwalk e esquecer tudo. Demos várias voltas porque o Google Maps não funciona direito em Port Elizabeth.
O Boardwalk é um centro comercial com cassino, lojas e restaurantes. O grande destaque é o lago onde há o espetáculo das águas em sincronia com as músicas tocadas. É lindo! Senão me engano acontece há cada 1 hora. Foi a melhor parte desse dia.
Voltaria em Port Elizabeth? Talvez. Seria bom ter um dia normal, sem todo esse stress. Mas se eu pudesse voltar atrás, teria partido do aeroporto de Port Elizabeth direto para Jeffreys Bay e ficado dois dias naquelas praias maravilhosas.
Port Elizabeth, não é a melhor parada na Garden Route, mas tem seus atrativos, se estiver com tempo sobrando, vale a visita.
GASTRONOMIA: Coast Seafood & Grills
Outra coisa que salvou a nossa estadia em Port Elizabeth, foi jantar no Boardwalk no restaurante Coast Seafood & Grills.
Comida sensacional!!! De entrada veio carpaccio de salmão com cream cheese . De prato principal eu pedi um steak (bife grosso gostoso) e o Leo pediu um peixe (não lembro qual era).
Entrada:
Pratos principais:
Coast Seafood & Grills
- Endereço: Boardwalk, Beach Road Summerstrand 6019 Port Elizabeth
- Site: http://www.suninternational.com/boardwalk/restaurants/coast/
- Funcionamento: Durante a semana aberto à partir das 18h00 // Sexta, sábado e domingo à partir do 12h00
![]() |
O Leo sempre acha um restaurante com o nome dele! rs |
- O que fazer em Joanesburgo
- O que fazer em Cape Town
- Dicas da Garden Rote / Rota Jardim
- Safari, onde fazer?
- Sun City, a Las Vegas da África do Sul
- 34 experiências para ter em uma viagem à África do Sul
Sua viagem para África do Sul
Mais Dicas no Blog
Temos mais de 40 posts com dicas sobre a África do Sul, acesse todo o conteúdo
Guia África do Sul
O e-book do “Guia da África do Sul do blog Se Lança” tem informações preciosas sobre as principais cidades da África do Sul e a Garden Route, vale a pena conferir!
Grupo no Facebook
A melhor forma de trocar informações e tirar dúvidas com quem vai ou já foi para a África do Sul é fazendo parte do nosso grupo do Facebook sobre o tema
Não passe perrengue!
- Internet é básico! Quer chegar na África do Sul já conectado? Compre um chip da Easysim4u e garanta conexão para Google Maps, whatsapp, instagram e tudo mais! Use o cupom RBBVGRATIS para não pagar o frete!
. - Seguro viagem é obrigatório para quem não quer passar perrengue! Acredite, sai muito caro a conta se você não tiver. A Seguros Promo tem diversas opções com preços acessíveis, faça uma cotação. E use o cupom JUNYPELOMUNDO5 para ter 5% de desconto e pague no boleto para ganhar mais 5%!
Transporte
- Alugar carro é muito importante e gera uma grande economia no seu roteiro! E é essencial para os que vão fazer a Garden Route! Faça uma cotação na Rent Cars, tem opções de pagamento antecipado que você pode parcelar e não cobra IOF!
. - Curte passeio de Ônibus Turístico? Tem essa opção em Joanesburgo e em Cape Town.
Hospedagem
- Se você curte hotéis o Booking tem opções para todos os gostos e bolsos.
. - Se você curte experiência mais raiz o Airbnb tem desde quartos em casa de locais à apartamentos inteiros. Cadastre-se com o meu código e ganhe R$ 179,00 de desconto na primeira hospedagem.
Tours e Atrações
- Se você curte aqueles cartões de City Pass, em Cape Town tem um com as principais atrações da cidade e que dá também descontos em restaurantes e lojas.
. - O site “Get your Guide” tem safaris, passeios na Garden Route, vinícolas e tudo mais que você vai querer fazer na sua viagem pela África do Sul.
Use a imagem abaixo para salvar esse post no Pinterest

Encontre mais informações para a sua viagem para a África do Sul aqui
Que aventura, meu Deus, até eu fiquei agoniada você contando sobre o lance do carro, pelo menos deu pra conhecer o estádio da Copa né! Beijos
Ai gente, imagina o preju na Mercedes oO quase tendo um ataque cardíaco aqui!
Gente, que sufoco essa do carro, ainda bem que veio um upgrade de brinde hahaha 😀
beeeijo :*
Que aventura! Mas pensa que virou história…e agora vocês devem estar rindo muito do acontecido. Pelas fotos a cidade parece bem bacana, pena toda a confusão. Beijos
Ah, que pena pelos mal entendidos! Mas vou esperar pra ver os próximos posts das viagens, espero que também tenham histórias legais pra contar! 🙂
Ai, Juny, sinto muito pelos seus perrengues, sei o quanto é desesperador. Espero que o restante da viagem tenha sido melhor! Boas dicas, obrigada! beijo!
Que pena que a experiência não foi tão boa. :/ Atendimento ruim é sempre horrível, mas que bom que pelo menos fizeram algo pela espera.
Gostei de tudo o que passaram, estou mesmo a preparar a minha pela mesma rota espero que os constrangimentos sejam amenizados. Obrigado foi uma grande dica.
[…] 23- Ver o show das águas com musica e muitas cores no Boardwalk em Port Elizabeth […]
[…] Nós passamos por um problema com o carro em Port Elizabeth que dependendo do desenrolar poderia ser necessário acionar o seguro, mas acabou dando tudo certo. […]