Início Cultura A charmosa livraria Shakespeare and Company em Paris (França)

A charmosa livraria Shakespeare and Company em Paris (França)

By Shadowgate from Novara, ITALY (Pantheon) [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Quem me conhece sabe que a minha paixão por livros é antiga, muito antes desse blog eu já escrevia resenhas literárias no blog “Dear Book” (que ainda está no ar).

Ao planejar um roteiro por Paris não tinha como deixar de fora a lendária livraria “Shakespeare and Company”.

A primeira livraria Shakespeare and Company foi fundada em 1919 Sylvia Beach e acabou fechando em 1940 com a ocupação nazista. A loja atual foi aberta em 1951 por George Whitman, primeiramente com o nome “Le Mistral”. Em 1964 ele mudou o nome para Shakespeare and Company em homenagem à livraria original de Sylvia Beach.

É muito fácil de encontra-la, fica próximo à Catedral de Notre Dame, basta atravessar a ponte que você dá de cara com a livraria.

A livraria ganhou ainda mais fama quando apareceu em filmes como “Antes do Pôr do Sol” e “Meia noite em Paris”.

Cena do filme “Meia Noite em Paris”

Embora esteja em Paris essa livraria vende livros em sua maioria na língua inglesa. Recomendo a visita a noite, horário que fomos, pois ela fica menos lotada de turistas, é possivel ver os livros com mais calma, pedir ajuda dos atendentes para encontrar algum livro especifico.

Durante a nossa visita estava havendo uma oficina sobre escrita, várias pessoas estavam compartilhando suas experiências e lendo alguns trechos dos seus textos. Ficamos por um tempo assistindo a discussão.

Queria encher esse post de fotos, mostrar como é mágico aquelas prateleiras bagunçadas repletas de livros, seus corredores estreitos, mas não é permitido tirar fotos lá dentro. Segue uma foto de divulgação livre que encontrei na internet:

By Alexandre Duret-Lutz [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)] via Flickr

Ao comprar um livro lá você pode carimbar com a marca da loja, para provar que esse livro foi comprado nessa livraria icônica, guardar essa lembrança.

Não resistimos e compramos dois livros. O Leo levou “Good Omens” do Neil Gaiman ( 10,00) e eu “Poirot Investigates” da Agatha Christie ( 13,00). Eles também vendem uma ecobag com a marca da livraria.

Visitar essa livraria despertou no Leo a vontade de morar em Paris, na Paris do mundo real, não a turistica. De viver o dia a dia da cidade, frequentar a livraria e as oficinas literárias que acontecem lá.

E essa foi a nossa dica para um roteiro cultural em Paris para os amantes da leitura.


Shakespeare & Co


Salve esse post no Pinterest:

Juliana Almeida Rioshttps://junypelomundo.com.br/
Viajante, Administradora, Aspirante à Mochileira, Sonhadora, Bookaholic. Adora planejar uma viagem, seja para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo. Ama conhecer novas culturas e contar as suas aventuras. E prefere ser chamada de Juny.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir