A maioria das cidades conta com um cartão que dá desconto nas atrações turísticas, museus e as vezes até mesmo no transporte público (trem, metro e/ou ônibus). E tem validade de acordo com a quantidade de dias escolhidos na compra. E sempre bate aquela dúvida:
Será que vale a pena o cartão?
Será que é melhor comprar tudo separado?
Hoje vou falar do cartão de Bruxelas (Bélgica) o Brussels Card, que ainda é pouco conhecido pelos brasileiros e não tem muito conteúdo em português sobre o assunto.
Primeiramente tenho que dizer que Bruxelas é muito injustiçada nos roteiros de eurotrip! Geralmente colocam como uma parada de algumas horas, de quase um dia inteiro, quando se pega o trem entre Paris e Amsterdam. Não cometa esse erro!
Acabei ficando 3 dias inteiros na cidade, porque o Leo estava lá à trabalho e eu tinha que encontrar com ele no final da semana para iniciarmos a nossa viagem de férias.
E depois desses dias, Bruxelas agora mora no meu coração e esta entre as minhas cidades favoritas da Europa, definitivamente eu poderia morar lá! Me encantei com tudo, cidade linda, povo educado, menos agitada que as outras capitais.
Brussels Card
Voltando ao Brussels Card, ele pode ser comprado com duração de 24, 48 ou 72 horas. No meu caso, usei o de 72 horas.
O cartão é valido exatamente por horas. Por exemplo, se você ativa ele as 11h45, ele valerá até as 11h45 do dia seguinte.
Onde comprar?
Ganhei o cartão como cortesia do Visit Brussels para testar, o cartão é uma folha com um código de barras e ele conta com um livrinho com todas as atrações e alguns cupons de desconto nas últimas páginas. Ele vem assim se você comprar em algum ponto de venda em Bruxelas, conforme abaixo:
- VISITBRUSSELS – Rue Royale, 2 (Bruxelles) Segunda-feira – Sexta-feira: 09:00-18:00. / Sábado, domingo e feriados: 10:00 – 18:00
- VISITBRUSSELS – Grand-Place (Bruxelles) Segunda – Domingo: 09:00-18:00.
Se você quiser ganhar tempo e já chegar com o cartão, comprando pela internet, você recebe tudo isso em PDF para imprimir. Recomendo comprar online com desconto pelo site da Civitatis
Quanto custa?
A opção mais barata, de 24h está a partir de R$ 121,00, é possível escolher opções com mais tempo de duração e que seja incluído o transporte público.
No site da civitatis tem todos os preços e possibilidades para você escolher o mais adequado à sua viagem.
Só vale a pena comprar com transporte publico se a sua hospedagem for bem longe da região do Grand Place. Eu consegui ir na maioria dos museus à pé, pois estão todos muito próximos da região central da cidade.
O que está incluso?
A maioria dos museus da cidade, descontos em algumas atrações e pequenos brindes em algumas lojas, bares e restaurantes. E se comprar com transporte, o uso é ilimitado nos dias contratados.
Abaixo algumas das atrações inclusas no cartão não sendo necessário pagar nada mais:
- Museu Magritte
- Brussels City Museum
- Museu Real de história das armas e militar
- Museu de Belas Artes
- Museu Real da África Central
- Museu de Arte Moderna
- Autoworld Bruxelas
- Centro Belga de História em Quadrinhos
- Palácio de Belas Artes
- Museu dos Instrumentos de música
- BELvue museum
A lista completa dos museus com entrada grátis e dos descontos pode ser acessada nesse link.
Se eu fosse pagar por todos os museus que fui, seria mais caro que o preço do cartão de 72h. E entre os tour com desconto, fomos num tour de “Cerveja e Chocolates Belgas” que valeu muito a pena (contarei sobre ele em outro post).
Não sabia que a cidade tinha tantos bons museus e me surpreendi com a qualidade deles. Abaixo alguns destaques:
-
Museu Magritte
-
Museu de Belas Artes
-
Museu da cidade de Bruxelas
-
BELvue museum
-
Museu Real de história das armas e militar
-
Museu dos quadrinhos
Vale a pena?
Vale a pena se você for ficar no mínimo um dia inteiro na cidade. Se for fazer aqueles bate-volta de horas entre Paris e Amsterdam, não vai dar tempo de visitar com qualidade os museus ou fazer algum tour com desconto.
Para mim valeu muito a pena, visitei 6 museus e fiz o tour de “Cerveja e Chocolates belgas”. Foi uma ótima oportunidade de imersão cultural e também de conhecer mais sobre o país.
Convido você a ter tempo para conhecer Bruxelas e te desafio a não se apaixonar por essa cidade!
*Agradecemos o Visit Brussels pela parceria. As opiniões expressadas aqui são sinceras e baseiam na nossa experiência.
Salve esse post no Pinterest:
Adorei a dica. O card inclui várias atrações legais e acaba saindo mais em conta. Dica anotada.
Post super pertinente!!!
Eu também sou desses que sempre fica na dúvida quando as cidades que vou visitar possuem esses cartões!!
Bom saber que em Bruxelas vale a pena!
Abraço!
Meus pais já estiveram em Bruxelas e se apaixonaram, por isso sempre tiver curiosidade em conhecer. Certamente passaria mais tempo na cidade e agora com essas dicas aproveitaria para usar o card. Adorei o museus dos quadrinhos e também gostaria de fazer o tour do chocolate, delícia!
Obrigada por compartilhar.
Sempre gosto de post que analisa o cartões de turista, muito bom! É bem importante para nossos planejamentos.
Essa dica é muito valiosa para nós turistas, adorei . Tour de Chocolate deve ser tudo de bom também, dica anotada para quando eu for visitar esse lugar especial.
[…] esses ícones da gastronomia local durante um walking tour por Bruxelas. E se você tiver o “Brussels Card” tem desconto nesse […]
Não precisa escolher uma só atração/museu?
E como faz pra ter a opção do Ônibus Hop on Hop of?
Não precisa escolher, você pode visitar tudo que conseguir nos dias de validade do seu card.
E sobre o ônibus, no link de venda você escolhe a opção com ou sem o transporte publico https://www.civitatis.com/pt/bruxelas/brussels-card/?aid=2127
O onibus Ônibus Hop on Hop of vende separado https://www.civitatis.com/pt/bruxelas/onibus-turistico-bruxelas/?aid=2127