Uma das melhores maneiras de se ter uma visão panorâmica de uma cidade, da paisagem formada pela mistura de seus arranha-céus e da sua formação geológica, é vê-la do alto.
Para isso, a maioria das capitais no mundo oferece passeios em observatórios, onde é possível ver toda a sua “skyline” (linha do horizonte).
Em Nova York, por exemplo, temos o Top of the Rock e o Empire State, que oferecem esse tipo de experiência e são referencias no assunto. Na América Latina, até alguns anos atrás, não havia nenhum observatório de destaque mundial.
Em 2015 foi inaugurado no Chile o observatório “Sky Costanera” com 300 metros de altura e uma visão de 360 graus de Santiago, com seus prédios rodeados pela belíssima Cordilheira dos Andes.
Quando fui em Santiago pela primeira vez em 2013, o Shopping Costanera já estava funcionando, mas o observatório ainda estava sendo construído.
Em 2017 pude voltar a cidade e essa era uma atração que eu não poderia deixar de conferir, afinal é a vista mais alta da América Latina!
Chegamos facilmente ao local pegando um Uber. Em Santiago também funciona o aplicativo Cabify.
A bilheteria fica no andar térreo do Shopping, ainda não há venda de ingressos on line. No dia que fomos não havia fila e nosso grupo subiu rapidamente. O elevador nos leva até o andar número 61. Estando lá, é possível subir escadas até o andar 62.
Fomos com os nossos amigos, num grupo de 4 pessoas. Nossa guia foi a Daiana, que é brasileira, tivemos a oportunidade de fazer o tour em Português. É possível fazer o tour em Inglês e Espanhol também.
Além de explicar tudo sobre o Sky Costanera, ela nos deu diversas dicas turísticas valiosas sobre Santiago. Foi uma visita guiada bem completa, ela tirou todas as nossas dúvidas.
O observatório é impressionante, não perde em nada para os de Nova York. A vista da cidade com as cordilheiras é impressionante.
Na imagem abaixo há um comparativo das torres mais altas do mundo, o Sky Costanera fica em 5º lugar!
É importante se atentar para a previsão do tempo quando planejar subir ao Sky Costanera. Iríamos dois dias antes, mas o tempo ficou bem nublado, não seria possível ver quase nada.
No dia que fomos, o tempo ainda estava um pouco afetado, mas deu para ver quase toda a paisagem. Como era o nosso ultimo dia na cidade, não havia outra escolha.
Fomos no verão, então as cordilheiras estavam sem neve. No inverno a paisagem deve ficar ainda mais bonita (Preciso voltar para conferir!).
O observatório é aberto até as 22h. Dá para ir ver o por do sol e também a cidade toda iluminada a noite.
Há placas mostrando a direção de cada bairro da cidade e suas principais atrações. Da para ver o Cerro San Cristobal e funicular. Há placas também indicando a direção do Cajón del Maipo.
Olha que sensacional essa foto que a Daiana tirou! Dá para se ter uma ideia da altura que o prédio está.
Foi um dos passeios mais interessantes que fizemos durante a viagem. Quero voltar no inverno para ver as cordilheiras branquinhas no horário do por do sol.
Após a visita você pode aproveitar as atrações do Shopping Costanera: Hard Rock Café, loja do Lego, Forever 21, H&M, Falabella, Supermercado Jumbo, praça de alimentação, etc.
Subir ao Sky Costanera vai além de observar a paisagem, é ter uma aula sobre a história de Santiago e a maneira como a cidade é constituída, conhecer as particularidades de cada bairro.
SKY COSTANERA
Endereço: Andrés Bello 2425, Providencia (dentro do Shopping Costanera)
Funcionamento:
- Segunda a Domingo (Inclui feriados) 10:00 Hrs a 22:00Hrs
- Ultima subida do elevador: 21:00Hrs
Ingressos:
- Criança (4-12) $ 7.000 pesos chilenos (aproximadamente 35 reais)
- Adulto (13-64) $ 10.000 pesos chilenos (aproximadamente 50 reais)
- Idoso (65+) $ 7.000 pesos chilenos (aproximadamente 35 reais)
- Estudante $ 7.000 pesos chilenos (aproximadamente 35 reais)
- Fast Pass $ 14.000 pesos chilenos (aproximadamente 70 reais)
Salve esse post no Pinterest:
O tour foi uma cortesia do Sky Costanera, porém todas as opiniões expressadas aqui são próprias e imparciais.
[…] Me interessei pelo Free Walking Tour de Santiago para conhecer a cidade á pé e quero ver Santiago do alto no Sky Costanera. […]