Início America Trilha para o Pico do Pão de Açúcar no fiorde do Saco...

Trilha para o Pico do Pão de Açúcar no fiorde do Saco do Mamanguá em Paraty-RJ

Hoje vamos mostrar como foi a trilha para o Pico do Pão de Açúcar no fiorde do Saco do Mamanguá em Paraty-RJ que fizemos com a empresa Ecovaletur.

Primeiramente vamos explicar que o Saco do Mamanguá é um Fiorde Tropical, o único fiorde no Brasil.

Fiorde (do norueguês fjord) é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, geralmente originada por erosão causada pelo gelo de um antigo glaciar. É mais comum em países escandinavos.

O Pico do Pão de Açúcar faz parte da Reserva Estadual da Juatinga, cenário de outras trilhas e roteiros de travessia (trilhas de mais de um dia, com camping).

Esse passeio foi uma das descobertas mais interessantes pois mostra o quão impressionante é a natureza em lugares próximos de onde moramos, que muitas vezes nem ouvimos falar.

Assim que chegamos em Paraty termina o trecho com  a van e pegamos um barco rumo à Praia do Cruzeiro, ponto de partida da trilha.

O passeio de barco é um espetáculo a parte, as cores vibrantes do mar já nos deixam hipnotizados, mesmo antes de começarmos a trilha.

A trilha tem aproximadamente 1,5 km, é bem inclinada e passa por trechos de mata fechada. Embora curta, proporciona um bom desafio, por sua inclinação.

Também é uma trilha que possui características da mata atlântica, é úmida e com muita vegetação.

O solo é constantemente úmido e em alguns pontos fica mais escorregadio, então é necessário um bom calçado adequado para trilha.

Conhecemos pessoas que fizeram esse roteiro mais de uma vez e nós recomendamos que façam isso, pois dependendo do tempo você pode aproveitar melhor a trilha ou a Praia do Cruzeiro.

É um passeio de curta duração, então por que ficar em casa vendo TV quando se tem a oportunidade de ter uma aventura como essa?

Antes de chegar ao topo tem um trecho com pedras, mas bem fácil de escalar, é uma pequena escalaminhada. Eu, gostei bastante desse trecho.

A vista lá do topo é incrível, entre o mar e a montanha, a sensação do dever cumprido tem um toque especial nesse lugar, eu nunca tinha visto uma paisagem como essa, de um fiorde. Será que o próximo fiorde será na Noruega? 😉

Não se esqueçam de levar roupa de banho, pois após a trilha, enquanto aguarda o almoço, dá para aproveitar uma praia digna de filme de Hollywood! rs (é verdade, o filme Crepúsculo foi filmado em uma das praias dessa região, a cena da lua de mel no Brasil).

No mesmo quiosque que foi servido o almoço (incluso no roteiro), também é possível comprar açai, sorvete e bebidas à parte.

O preço do roteiro é justo se levarmos em consideração tudo que proporciona: transporte de van SJC-Paraty, barco até a vila no fiorde, a trilha com guia especializado, almoço caiçara e praia paradisíaca.

Essa foi a nossa primeira experiência em uma atividade outdoor que reúne praia e trilha na montanha ao mesmo tempo. Foi porta de entrada para trilhas em ambiente de praia, posteriormente fizemos outras atividades dessa categoria em nossa viagem ao Hawaii.

Em apenas um dia  descobrimos tantas coisas, houve passeio de barco, trilha com uma bela paisagem, banho de mar e um almoço típico da região.

E agora, na temporada de trilhas do verão em nossa região, estamos buscando novos roteiros que além de trilhas tenham praia ou cachoeira. A Ecovaletur tem várias opções na agenda no site.

Recomendamos fugir do circuito turístico e conhecer Paraty mais a fundo, fazendo trilhas e aventuras em lugares tão encantadores como esse.


Ecovaletur


Salve esse post no Pinterest:

Leonardo Rios
Fotógrafo, Gamer, Esportista, Marido, Administrador. Adora esportes radicais como trekking, caiaque, rapel, rafting e escaladas. Gosta de estar em contato com a natureza, mas não abre mão da tecnologia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Hi Everybody
    Thanks for checking out my about page. My name is Kyran.
    I have worked several years in this niche. My passion for writing started at a young age. I wrote poetry as a child and eventually went on to work with my school newspaper.
    This early tryst into journalism eventually led me to academic writing. There is plenty of work for professional writers. I specialize in essays, but have the skills to do all types of academic writing.
    Contact me for more information about rates and a price quote. I’m looking forward to helping you.

    Academic Writer – Kyran Mckinney – http://www.aa-mediastudies.net Confederation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Siga nas Redes Sociais

7,207FãsCurtir
10,179SeguidoresSeguir
24,519SeguidoresSeguir
896SeguidoresSeguir